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Por que é importante criar laços com a comunidade?

Por que é importante criar laços com a comunidade?

Diante de todos os desafios enfrentados pelas escolas, relacionar-se positivamente com a comunidade é essencial para o desenvolvimento
“Pois é, dona Marina. Ele só aprende o que não deve, né? Em casa ele também não tem parada. Agora, então, que tem um circo aí perto... ele não sai de lá. Até ganhou uns bons trocados; dá comida pros bichos, ajuda a montar as bancadas, aprendeu até a fazer pirueta nuns canos que tem lá perto de casa. Mas eu vou dar uma dura nele. Afinal, o estudo vem primeiro, né?”
“Bem, o João é bom aluno. É interessado, inteligente, conseguiu boas notas. Mas de vez em quando ele apronta também. Olha o que ele trouxe aqui pra classe. Estava guardando para devolver pra senhora. Eu sei que o pai dele tem uma papelaria, mas precisava deixar essas coisas na mão do menino?”
Os dois exemplos citados no Fascículo 1 da Proposta Pedagógica Labor mostram alguns dos desafios enfrentados pelos professores durante o processo de ensino. São as vivências diferentes dos alunos, capazes de modificar a dinâmica em sala de aula, que muitas vezes interferem na aprendizagem. Os professores ficam de mãos atadas – é difícil manter o controle sobre um grupo tão distinto. As crianças, por sua vez, veem na escola a possibilidade de interagir com outras da sua idade, trocar experiências e compartilhar aquilo que vivenciam em casa e na comunidade.

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Avaliação permanente: pense nisso!

Avaliação permanente: pense nisso!

Em cada projeto que está sendo desenvolvido é necessário diagnosticar se os alunos realmente estão aprendendo.
Uma tarefa que envolve você e seus alunos. Estamos falando da avaliação permanente, uma construção de longo prazo que permite acompanhar o desempenho dos estudantes e também avaliar a sua metodologia enquanto educador. Estamos falando do professor assumir um caráter processual, formativo e participativo.
Na avaliação permanente utilizamos vários instrumentos e procedimentos tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando. Além disso, incentivamos o aluno a se autoavaliar. A avaliação permanente é contínua, cumulativa e diagnóstica.

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Dia Nacional da Educação: ferramenta para transformar

Dia Nacional da Educação: ferramenta para transformar

Dados do Censo Escolar do MEC mostram que há grande potencial para investir em educação.

Dia 28 de abril é uma data importante no calendário escolar. É o Dia Nacional da Educação, definido em 2000 durante o Fórum Mundial de Educação realizado no Senegal, na cidade da Dakar. Na ocasião, os representantes dos países participantes assumiram o compromisso de garantir a educação básica para crianças e jovens de todo o mundo.

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Dicas práticas para conduzir as avaliações dos alunos.

Dicas práticas para conduzir as avaliações dos alunos.

Antes de lançar as notas das provas, que tal analisar os resultados de forma mais aprofundada? Veja algumas dicas
Já falamos por aqui sobre a importância da primeira avaliação do ano. Mais do que mensurar a aprendizagem, aplicar uma prova é uma forma de autoanálise. Se uma turma inteira apresenta notas medianas, é necessário rever a dinâmica das aulas e adequar o conteúdo às necessidades da turma. Se os resultados estão na média ou acima do esperado, pode dar os próximos passos – sem esquecer que ensinar, assim como aprender, é um processo de transformação constante.
Neste texto, vamos apresentar três dicas práticas para conduzir suas avaliações de alunos. Elas podem ser utilizadas ao longo do ano, a partir de agora. Fazem parte do Fascículo 6 da Proposta Pedagógica Labor e são fruto de anos de experiência dos professores em sala de aula.

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Atividade da Vida Diária em todas as áreas do conhecimento!

Atividade da Vida Diária em todas as áreas do conhecimento!

Inserir Atividades da Vida Diária no currículo é um exercício de criatividade para os professores. Para os alunos, a vivência prática do material didático é fundamental para criar protagonismo.

Foi em uma aula de Ciências que a professora Marina ensinou aos alunos sobre combustão. Utilizou uma AVD como exemplo: o cenário imaginário era a cozinha de casa, representada por um fogareiro, onde são preparadas as refeições. Marina falou aos alunos sobre materiais condutores, o tipo de gás utilizado na cozinha doméstica e ainda conscientizou a turma sobre perigos e cuidados com o fogo.
Um exemplo simples de como a inserção de AVDs no processo de ensino desperta o interesse dos alunos, facilita a absorção do conhecimento e aumenta o protagonismo das crianças dentro e fora da sala de aula.

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A primeira avaliação do ano.

A primeira avaliação do ano.

O fim do primeiro trimestre escolar é marcado pelas primeiras avaliações. Também é um momento decisivo para trabalhar as potencialidades e dificuldades dos alunos.
No ambiente escolar, os meses de março e abril são marcados pelas avaliações trimestrais. Para os alunos, é hora de colocar no papel aquilo que aprenderam. Para professores e gestores, o período de avaliação é muito mais do que um teste sobre absorção de conhecimento. Os resultados das provas ajudam a traçar um diagnóstico sobre a eficácia das metodologias e, principalmente, analisar potencialidades e dificuldades dos alunos.

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Sua escola pensa em inclusão?

Sua escola pensa em inclusão?

Temas como diversidade e inclusão estão profundamente ligados. Este é o mundo em que vivemos: é preciso pensar nas diferenças como igualdade – uma das primeiras missões da escola no mundo moderno.
“Diversidade é convidar para o baile. Inclusão é tirar para dançar”

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Pequeno Projeto Didático: o que é?

Pequeno Projeto Didático: o que é?

Entenda um pouco mais sobre a metodologia que faz parte da Proposta Pedagógica da Labor Educacional

Transformar o conteúdo dado em sala de aula em experiências significativas e marcantes para os alunos. Este é o principal objetivo do Pequeno Projeto Didático, desenvolvido pela Labor Educacional a partir da análise de experiências bem-sucedidas em escolas de todo o Brasil.

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Educar com inovação: um mundo de possibilidades

Educar com inovação: um mundo de possibilidades

Fazer diferente pode ser mais simples do que você imagina. Para aplicar a inovação em sala de aula, organização, criatividade e planejamento são fundamentais

Quando você pensa em inovação, a primeira ideia que vem à cabeça se parece com cenário de filme. Laboratórios supermodernos, cheios de robôs produzindo coisas incríveis. Mas você sabia que o conceito de inovação vai muito além disso? E mais: aplicá-lo em sala de aula é uma tarefa que pode tornar-se simples e eficiente com um pouco de organização e planejamento.

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O papel da escola na criação de filtros de informação.

O papel da escola na criação de filtros de informação.

Em um mundo com excesso de informações, como a escola pode orientar os alunos na absorção, na análise e no desenvolvimento do pensamento crítico?

“O mundo moderno, com suas rápidas transformações, suas numerosas conquistas, descobertas, seu montante inesgotável de informações, tem invadido e desorganizado a instituição escola, exigindo dela mudanças profundas para as quais não estava preparada.

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Os desafios de educar em 2019.

Os desafios de educar em 2019.

Reter a atenção dos alunos, cada vez mais dispersos e expostos a inúmeros estímulos, é o desafio abordado neste texto.

“Por mais que a gente faça, essas crianças de hoje são difíceis: são muito dispersivas, desorganizadas. Não param quietas na carteira, não prestam atenção. Parece que têm ouvidos e olhos para tudo, menos para a lição. Na verdade, estão sempre alertas, mas enxergam e ouvem as coisas pela metade, logo se distraem, a coisa mais difícil é se concentrarem.”

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AVDs contribuem para o protagonismo dos alunos

AVDs contribuem para o protagonismo dos alunos

Preparar cidadãos para viver frente aos desafios da sociedade moderna: como incluir Atividades da Vida Diária na grade curricular

Em breve terá início mais um ano letivo. Enquanto este dia não chega, professores e gestores de educação trabalham no planejamento das aulas. É hora de pensar nas metodologias de avaliação e analisar novas possibilidades para tornar o ensino mais dinâmico. Que tal inserir conteúdos de AVD nas disciplinas que já estão estruturadas na sua escola? Elas contribuem para criar um ambiente que desperta curiosidade, estimulando os alunos a participarem de forma mais ativa.
Além disso, a inserção de Atividades da Vida Diária na rotina escolar é uma ponte eficaz entre a vida do aluno em sala de aula e em casa. Veja os porquês:

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O papel da escola nas Atividades da Vida Diária

O papel da escola nas Atividades da Vida Diária

A escola prepara o aluno para ganhar autonomia. Oferece a ele conhecimentos teóricos e práticos para seguir com os estudos, encontrar uma profissão, desenvolver uma carreira e contribuir com a sociedade. Mas, além da grade curricular, o conhecimento também é uma preparação para a vida. Seu plano pedagógico está adequado para desenvolver pessoas mais autônomas? Você sabe o que são as Atividades da Vida Diária?

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Escola e comunidade: uma relação essencial para a educação

Escola e comunidade: uma relação essencial para a educação

Como criar sinergia entre professores, pais e alunos? Por que ela é benéfica para a educação?

Em 2017, o número de crianças matriculadas no ensino fundamental foi de 12,019 milhões e no Ensino Médio, cerca de 7 milhões de alunos. Segundo o censo realizado pelo MEC, houve redução no número em relação a 2016. Mas o dado que preocupa é a evasão escolar no ensino médio: a taxa registrada foi de 11,2%.

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Ensino ativo: protagonismo para a educação.

Ensino ativo: protagonismo para a educação.

Um conjunto de ações que busca desenvolver e aplicar novas metodologias dentro da sala de aula. Afinal, este não é mais um espaço de transferência de conhecimento: é um ambiente colaborativo, onde professores e alunos descobrem, juntos, formas de explorar o mundo.

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