Blog Labor Educacional

Mundo Educação

Pequeno Projeto Didático: o que é?

Pequeno Projeto Didático: o que é?

Entenda um pouco mais sobre a metodologia que faz parte da Proposta Pedagógica da Labor Educacional

Transformar o conteúdo dado em sala de aula em experiências significativas e marcantes para os alunos. Este é o principal objetivo do Pequeno Projeto Didático, desenvolvido pela Labor Educacional a partir da análise de experiências bem-sucedidas em escolas de todo o Brasil.

Leia mais...
Educar com inovação: um mundo de possibilidades

Educar com inovação: um mundo de possibilidades

Fazer diferente pode ser mais simples do que você imagina. Para aplicar a inovação em sala de aula, organização, criatividade e planejamento são fundamentais

Quando você pensa em inovação, a primeira ideia que vem à cabeça se parece com cenário de filme. Laboratórios supermodernos, cheios de robôs produzindo coisas incríveis. Mas você sabia que o conceito de inovação vai muito além disso? E mais: aplicá-lo em sala de aula é uma tarefa que pode tornar-se simples e eficiente com um pouco de organização e planejamento.

Leia mais...
O papel da escola na criação de filtros de informação.

O papel da escola na criação de filtros de informação.

Em um mundo com excesso de informações, como a escola pode orientar os alunos na absorção, na análise e no desenvolvimento do pensamento crítico?

“O mundo moderno, com suas rápidas transformações, suas numerosas conquistas, descobertas, seu montante inesgotável de informações, tem invadido e desorganizado a instituição escola, exigindo dela mudanças profundas para as quais não estava preparada.

Leia mais...
Os desafios de educar em 2019.

Os desafios de educar em 2019.

Reter a atenção dos alunos, cada vez mais dispersos e expostos a inúmeros estímulos, é o desafio abordado neste texto.

“Por mais que a gente faça, essas crianças de hoje são difíceis: são muito dispersivas, desorganizadas. Não param quietas na carteira, não prestam atenção. Parece que têm ouvidos e olhos para tudo, menos para a lição. Na verdade, estão sempre alertas, mas enxergam e ouvem as coisas pela metade, logo se distraem, a coisa mais difícil é se concentrarem.”

Leia mais...
AVDs contribuem para o protagonismo dos alunos

AVDs contribuem para o protagonismo dos alunos

Preparar cidadãos para viver frente aos desafios da sociedade moderna: como incluir Atividades da Vida Diária na grade curricular

Em breve terá início mais um ano letivo. Enquanto este dia não chega, professores e gestores de educação trabalham no planejamento das aulas. É hora de pensar nas metodologias de avaliação e analisar novas possibilidades para tornar o ensino mais dinâmico. Que tal inserir conteúdos de AVD nas disciplinas que já estão estruturadas na sua escola? Elas contribuem para criar um ambiente que desperta curiosidade, estimulando os alunos a participarem de forma mais ativa.
Além disso, a inserção de Atividades da Vida Diária na rotina escolar é uma ponte eficaz entre a vida do aluno em sala de aula e em casa. Veja os porquês:

Leia mais...
O papel da escola nas Atividades da Vida Diária

O papel da escola nas Atividades da Vida Diária

A escola prepara o aluno para ganhar autonomia. Oferece a ele conhecimentos teóricos e práticos para seguir com os estudos, encontrar uma profissão, desenvolver uma carreira e contribuir com a sociedade. Mas, além da grade curricular, o conhecimento também é uma preparação para a vida. Seu plano pedagógico está adequado para desenvolver pessoas mais autônomas? Você sabe o que são as Atividades da Vida Diária?

Leia mais...
Escola e comunidade: uma relação essencial para a educação

Escola e comunidade: uma relação essencial para a educação

Como criar sinergia entre professores, pais e alunos? Por que ela é benéfica para a educação?

Em 2017, o número de crianças matriculadas no ensino fundamental foi de 12,019 milhões e no Ensino Médio, cerca de 7 milhões de alunos. Segundo o censo realizado pelo MEC, houve redução no número em relação a 2016. Mas o dado que preocupa é a evasão escolar no ensino médio: a taxa registrada foi de 11,2%.

Leia mais...
Ensino ativo: protagonismo para a educação.

Ensino ativo: protagonismo para a educação.

Um conjunto de ações que busca desenvolver e aplicar novas metodologias dentro da sala de aula. Afinal, este não é mais um espaço de transferência de conhecimento: é um ambiente colaborativo, onde professores e alunos descobrem, juntos, formas de explorar o mundo.

Leia mais...
Um novo Olhar, um novo Horizonte...

Um novo Olhar, um novo Horizonte...

Completamos 24 anos em 2015. Somos reconhecidos e temos credibilidade junto às empresas ou Institutos e Fundações, com as quais estabelecemos parcerias. A Labor foi indicada, inclusive, pelo Financial Times de Londres como uma das 100 ONG’s de maior confiabilidade no mundo, numa pesquisa apoiada pela ONU e por este jornal junto às 2000 maiores empresas internacionais que apoiam projetos de responsabilidade social.

Leia mais...