Educa[Ação] em Foco - Parceiro: Fundação Hermann Hering
Em 2015, a Fundação Hermann Hering iniciou o Programa EDUCA[AÇÃO] em foco, nos municípios de São Luís de Montes Belos e Goianésia em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal. A Labor foi a responsável pela realização do projeto. Como a Fundação Hermann Hering acredita e investe em Empreendedorismo e Inovação, estrategicamente, optamos por dar apoio aos coordenadores pedagógicos, pois cada Coordenador é responsável por 20 ou mais professores.
O projeto ofereceu subsídios teóricos e práticos para que os Coordenadores Pedagógicos, pudessem aprimorar seus conhecimentos, visando a formação continuada de seus professores para melhorar o desempenho de seus alunos, sob os aspectos de conhecimento escolar, cidadania, competências para a vida moderna e valores capazes de promover e incentivar o desenvolvimento do potencial empreendedor dos jovens.
Público: Coordenadores Pedagógicos e Diretores de escolas públicas municipais e estaduais.
Participantes: 30 Coordenadores Pedagógicos e 19 Diretores de 30 Escolas de São Luís de Montes Belos e 60 Coordenadores de Goianésia, atingindo mais de 8.000 alunos.
Esses gestores estão sendo apoiados para qualificar a formação continuada de seus professores, visando um ensino mais estimulante, significativo e empreendedor, melhorando o desempenho de todos os seus alunos, sob os aspectos de conhecimento escolar, cidadania e competências básicas para a vida moderna. O programa tem oito oficinas previstas e atividades à distância.
Resultados:
Nas 39 escolas atendidas, constatamos:
- Melhoria do índice na atuação da coordenação pedagógica com a formação dos professores variando de 10% a 50%;
- Melhora do índice nas relações interpessoais do coordenador com os segmentos escolares variando de 10% a 40%;
- Melhoria do processo ensino-aprendizagem dos professores variando de 10% a 40%;
- Aumento e melhora do rendimento escolar entre 10% a 30%;
- Aumento do índice da frequência dos pais nas atividades escolares com variação de 5% a 30%;
- Aumento da frequência diária dos alunos por conta de aulas mais significativas entre 5% a 15%.