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Fundação Hermann Hering investindo no Programa “Educa[ação] em foco”

No mês de Junho foi apresentada a continuidade do Projeto "EDUCA[AÇÃO] em foco” para os participantes e convidados da Secretaria de Educação de São Luís de Montes Belos. Este projeto é uma parceria entre Fundação Hermann Hering e Associação Educacional Labor.

O Projeto visa contribuir com a formação continuada de 20 coordenadores, de 20 Escolas Públicas do Município de São Luis de Montes Belos em Goiás, para que possam qualificar a formação continuada de seus professores, visando um ensino mais estimulante, significativo, eficiente e eficaz, diminuindo a evasão e melhorando o desempenho de todos os seus alunos, sob os aspectos de conhecimento escolar, cidadania e competências básicas para a vida moderna.

A Secretaria Municipal de Educação de São Luis de Montes Belos, preocupadas com a melhoria da qualidade de ensino, vêm investindo, nos últimos anos, na formação continuada para seus profissionais e, em 2016, pretendem proporcionar uma formação para os coordenadores para que, no desenvolvimento de suas atribuições profissionais, promovam ações que contemplem o espaço da Escola, como campo de atuação em prol da melhoria da qualidade de ensino, para assegurar a implementação das orientações curriculares propostas para as respectivas redes de ensino.

A figura do coordenador é relativamente nova em nosso país e ainda não é muito entendida pelos próprios pares e comunidade interna e externa. E, muito embora, no regimento da rede estadual e municipal, estejam descritas suas atribuições, esse profissional acaba fazendo outros afazeres, deixando de lado a dimensão pedagógica que deveria ser o seu foco.

Contribuir com a formação continuada dos coordenadores, para que os mesmos qualifiquem seus professores, com maior segurança (com subsídios teóricos e práticos), para que estes repensem a práxis educativa, se aprimorem, visando melhorar o desempenho dos alunos sob os aspectos de conhecimento escolar, cidadania e competências básicas para a vida moderna. 

Para garantir maior eficácia dessa proposta, será estabelecido e aplicado um plano de monitoramento e avaliação do projeto, elaborado conjuntamente pela Labor,  SEDU Municipal e a Fundação Hermann Hering. Com base nos indicadores estabelecidos, serão feitas avaliações na fase inicial, intermediária e final dos trabalhos, além de atividades de monitoramento durante o desenvolvimento dos projetos, para que seja possível efetuar as correções de rumo que se mostrarem necessárias. Fará parte da avaliação inicial o levantamento da percepção que as lideranças escolares têm com relação ao seu papel e ao uso de projetos e planos na escola e comunidade. Todo processo de avaliação será registrado em relatórios mensais.