Blog Labor

2º Encontro - Formação Continuada para Pedagogos

Nos dias 10 e 11 de maio, realizamos no município de Serra-ES o nosso 2º encontro de formação para Pedagogos com os temas “O Papel do Pedagogo e o PPP” e “Planejamento e Liderança”. Vivenciamos com os pedagogos, os fundamentos teórico-metodológicos e legais referentes à gestão democrática da escola, compreendendo o seu papel e suas atribuições, para ser coautor (junto com o diretor e equipe) na construção de uma escola de qualidade.

Objetivos:

  • Integrar o grupo de educadores e conhecer suas características.
  • Criar um momento de reflexão das próprias práticas como pedagogos e compartilhar com os pares os desafios da função.
  • Refletir sobre a importância do trabalho de formação continuada dos professores por eles atendidos.

 

Estratégias

Utilizamos uma dinâmica para iniciar o dia, agrupando os participantes por características. Foi muito divertido e pudemos mapear nosso grupo de formação.

Na segunda atividade, em grupo desenharam um boneco do professor ideal, destacando suas características. Cada grupo deu um nome para o boneco e apresentou suas características de professor ideal.

Feito isso, a docente Labor, destacou uma característica com um círculo em vermelho e os bonecos foram trocados. Agora cada grupo tinha o seguinte desafio: Esse pedagogo recebeu esse professor na escola, e justamente ele não tinha a característica que foi destacada. A tarefa agora era pensar em estratégias para subsidiar esse professor, para ele adquirir a habilidade necessária.  Que intervenções seriam necessárias para assessorar esse professor?

Todos os participantes se envolveram muito nas atividades propostas, como comprovam os comentários abaixo dos participantes.

 

Alguns comentários dos participantes sobre o encontro:

“As trocas de experiências foram o que mais gostei. Posso levar algumas soluções para problemas com alguns professores”.

“Gostei das dinâmicas adotadas no desenvolvimento dos conteúdos”.

“Todas as atividades foram muito bem colocadas, com isso, a cada encontro, espero aprimorar os meus conhecimentos e assim levar para meus professores, esperando ajudá-los no seu dia-a-dia na escola”.

“Gostei da discussão sobre a realização do PPP na escola (construção, execução), dificuldades e desafios”.

“Bastante dinâmico nosso 2º encontro. Eu pude participar ativamente, dando minha opinião nas atividades propostas a respeito do meu trabalho e do efetivo trabalho do pedagogo na escola”.

“Tudo muito bem elaborado e muito dinâmico. Adorei os temas das divisões dos grupos. Foi bem completo, de acordo com o tempo. Quero levar a apresentação de seminário para os professores”.