Blog Labor

3º Encontro - Formação Continuada para Pedagogos

No mês de junho, realizamos no município de Serra-ES o nosso 3º encontro de formação para Pedagogos com os temas A Organização do Trabalho Pedagógico e trabalhamos a atuação do pedagogo na escola destacando:

A Elaboração coletiva do PPP

  • A Formação continuada
  • A Análise de Experiências de formação e aprendizagem dos alunos
  • O Monitoramento e Avaliação das ações pedagógicas das Escolas
  • O Processo de ensino-aprendizagem

 

Objetivos:

  • Refletir sobre a organização do Trabalho Pedagógico dentro da Escola;
  • Refletir sobre a importância do conhecimento da gestão de sala de aula, de cada professor;
  • Refletir sobre a importância da elaboração, aplicação, sistematização e avaliação do Plano de Trabalho do Pedagogo.

 

Realizamos as seguintes atividades:

1-   Trabalho em grupos – elaboração da agenda semanal do pedagogo

2-   Os grupos circularam as ações, na agenda semanal da seguinte forma:

  • Cor verde: atividades ligadas aos pais;
  • Cor azul: atividades ligadas aos alunos;
  • Cor amarela: atividades ligadas aos professores;
  • Cor vermelho: atividades ligadas ao planejamento de formação continuada de professores (estudo, preparação da reunião, preparação do local de reunião, providência de café etc.);
  • Cor laranja: atividades relacionadas à secretaria da escola;
  • Com a Cor Preta atividades realizadas e que não estão contempladas nas atribuições. Foi constatado que a cor que mais apareceu foi a laranja e verde. A cor vermelha, foco do trabalho do pedagogo, pouco apareceu.

3-   Com base nos incisos Vl , XVlll E XXll (SEDU Estadual) das atribuições do pedagogo foi perguntado: Qual a importância do pedagogo conhecer a gestão de sala de aula de cada professor? Faça um pequeno texto comparativo sobre: Gestão de sala atual X Gestão de Sala de Aula Ideal no Contexto Democrático.

Os participantes destacaram que o conhecimento da gestão de sala de aula, orienta as ações do pedagogo em suas intervenções e em seu plano de formação continuada. Para realizar seu trabalho o pedagogo precisa ser visto como um apoiador, suporte, colaborador do professor e nunca um fiscalizador.

4-   Discussão sobre: a importância da elaboração do Plano de Trabalho e o que é necessário?

  • Análise do contexto da própria atuação;
  •  Planejar ações a partir da realidade à qual se destina;
  • Identificar e caracterizar problemas (obstáculos, dificuldades, distorções, inadequações...);
  • Priorizar o que é relevante para a solução dos problemas identificados;
  • Buscar recursos e fontes de informações que se mostrem necessários;
  • Compreender a natureza das diferenças entre os alunos;
  • Estar aberto e disponível para inovações;
  • Trabalhar em colaboração com os professores;
  • Refletir sobre a própria prática.

Observação: Em cada Encontro, os participantes tem orientações de uma parte do Plano de Trabalho do Pedagogo, que vai ser o produto do curso.