Pesquisas

Pesquisas Externas sobre nossas Propostas

Várias pesquisas contribuíram para propor e aperfeiçoar nossa forma de atuar!

1995  –  O CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) divulgou nossa Proposta Labor, através da coletânea Raízes e Asas - um levantamento sobre experiências escolares inovadoras - publicada com o apoio do UNICEF. Posteriormente, fez uma avaliação da experiência e deu sugestões para seu aperfeiçoamento.
Em seguida, foram realizadas diversas pesquisas pela área de pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC de São Paulo, com apoio da FAPESP e do CNPq, abaixo citamos algumas delas.

1997  –  A PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), juntamente com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) realizou uma pesquisa sobre a aplicação de nossa proposta com professores de 4 escolas públicas. Eles participaram de um curso prático e teórico com metodologia ativa, inspirados na Proposta Pedagógica Labor. Esse curso foi viabilizado por aporte realizado pela FUNDAÇÃO VITAE.

2004  –  Com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas), o departamento de Psicologia Educacional da PUC-SP iniciou uma pesquisa-intervenção participativa no âmbito do projeto Participação e Diálogo: a Prática Dialógica na Escola, Família e Comunidade, desenvolvida em parceria com a Labor e com a Associação Comunitária de Moradores da Vila Esperança. Essa entidade é responsável por creches e projetos voltados a adolescentes e jovens da Brasilândia, bairro da periferia paulistana. A ideia foi analisar um processo que visava proporcionar educação em tempo integral para estudantes, na complementação entre escolas e organizações educativas do bairro.

2005 a 2012  –  Durante este período, a pesquisa-intervenção resultou em teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica, participações em congressos e produção de artigos, como a Tese de doutorado intitulada Escola, Organização Social e Família: um diálogo possível. O processo todo foi descrito e avaliado em seus vários aspectos sob a orientação da Dra Heloísa Szymnaski.