Programa 3

Gestão Estratégica Participativa para uma Educação de Qualidade

Objetivo

Melhorar a qualidade de ensino, formando as equipes gestoras para que envolvam todos os segmentos da escola na elaboração e/ou revisão do projeto (político) pedagógico por meio do planejamento estratégico participativo.


Duração

12 meses

Público Direto

Diretores, vice-diretres, coordenadores, supervisores, técnicos das Secretarias da Educação

Estratégias

Por meio de Oficinas e orientação aos gestores, aplicar ferramentas de diagnóstico e planejamento participativos, chegando aos planos de ação para transformar a organização burocrática em uma organização educativa que coloque os setores administrativos e financeiros a serviço do pedagógico, combatendo a fragmentação e a falta de diálogo que, com frequência, marcam as relações das escolas com as Secretarias, ou as ONGs com mantenedores e, também dentro da própria instituição entre gestores, educadores, pais, estudantes, funcionários e comunidade.

Resultados

  1. Participação ativa de todos os segmentos da escola no processo educativo, incluindo as famílias dos alunos e a comunidade: a gestão participativa, recomendada pela LDB e viabilizada pelas técnicas da Labor, assegura o envolvimento das pessoas e uma atitude de corresponsabilidadeao propor objetivos e ao executar planos de ação estabelecidos de modo estratégico.
  2. A constituição de um coletivo na escola e a formação de lideranças: grupo educativo fortalecido, apoiando a equipe gestora e incentivando a transparência e a responsabilidade em todo o processo.
  3. Principais metas alcançadas com a implantação do Projeto Político Pedagógico alicerçado num profundo conhecimento da escola e da comunidade: os planos de ação decorrentes do planejamento estratégico - baseados na realidade, nos anseios das pessoas, nas prioridades eleitas pelo coletivo, nas conquistas e desafios, nos potenciais e dificuldades reais - são aplicados com sucesso.
  4. Apresentação da experiência e celebração dos resultados => reuniões na escola e com a comunidade

 

Achou interessante? Fale conosco