Programa 8

Formação para Técnicos das Secretarias de Educação

Oficinas de Conteúdos Específicos

Objetivo

Formar os técnicos das Secretarias de Educação para realizarem a formação continuada de seus coordenadores pedagógicos, visando o cumprimento de suas atribuições de forma eficaz e eficiente nas unidades escolares.

Duração

12 meses


Público direto

  • Técnicos da Secretaria de Educação

Estratégias

Oficinas e orientação individual aos técnicos da Secretaria de Educação para que possam qualificar a formação continuada de seus coordenadores, visando o cumprimento de suas atribuições de forma eficaz e eficiente nas unidades escolares, junto aos professores das Unidades Escolares jurisdicionadas.

Resultados

  1. Formação Continuada dos coordenadores pedagógicos, pelos técnicos da Secretaria de Educação com teoria e prática; professores/educadores passam a ensinar aliando teoria e prática, mostrando a relevância dos conhecimentos na vida dos alunos, na sociedade.
  2. Participação ativa de todos os segmentos da escola no processo educativo, incluindo as famílias dos alunos e a comunidade: a gestão participativa é recomendada pela LDB; a Labor utiliza técnicas que asseguram o envolvimento das pessoas e uma atitude de corresponsabilidade.
  3. Melhoram as relações interpessoais na instituição: há maior parceria e confiança entre coordenador pedagógico e educadores, entre os educadores e entre estes e seus educandos, proporcionando um aumento da cordialidade na escola e nas famílias.
  4. O PPP (Projeto Político Pedagógico) é revisado: professores refletem sobre todas as suas ações, assumem a concepção de educação e missão definidas pelo coletivo, planeja estrategicamente e redireciona as ações para obter os melhores resultados com os estudantes.
  5. A avaliação é vista como um instrumento de pesquisa do coordenador e do professor: praticada de modo sistemático, o processo avaliativo incentiva a reflexão, se aplica como diagnóstico, leva ao registro dos resultados e estimula a auto avaliação do aluno.

 

Achou interessante? Fale conosco