Blog Labor

Os desafios de educar em 2019.

Reter a atenção dos alunos, cada vez mais dispersos e expostos a inúmeros estímulos, é o desafio abordado neste texto.

 

“Por mais que a gente faça, essas crianças de hoje são difíceis: são muito dispersivas, desorganizadas. Não param quietas na carteira, não prestam atenção. Parece que têm ouvidos e olhos para tudo, menos para a lição. Na verdade, estão sempre alertas, mas enxergam e ouvem as coisas pela metade, logo se distraem, a coisa mais difícil é se concentrarem.”

Este relato, comum no dia a dia de muitos professores, é um dos cenários trabalhados no fascículo 4 da Proposta Pedagógica Labor. O universo que nos cerca está repleto de informações e estímulos, as crianças dividem sua atenção em diversas tarefas simultâneas – entre elas, os estudos. Se na escola o desafio de mantê-los concentrados já é grande, da porta pra fora, seria quase impossível garantir a continuidade de um aprendizado eficiente.

Que tal fazermos um exercício inverso, de reflexão? E entendermos como a metodologia de ensino pode trazer o foco dos alunos para o conhecimento?

Na década de 1960, o educador belga Louis Evely levantou algumas hipóteses mais abrangentes sobre as causas dessa maneira de ser das crianças contemporâneas. Há um excesso de estímulos que atingem as crianças no seu dia- a-dia, na hora de comer, dormir, brincar etc. Os sons do rádio, dos carros e das máquinas em funcionamento; as imagens que passam velozmente na TV, nas janelas dos carros, nos outdoors; a constante mudança de ambientes, tudo isso desnorteia a criança, provoca excitação, anestesia a percepção e dirige o tempo todo sua atenção para fora, não lhe dando tempo para “digerir” as sensações.- Proposta Pedagógica Labor, fascículo 4

 

Desafio: reter a atenção das crianças

Se o mundo à nossa volta é repleto de estímulos, cabe ao educador a tarefa – nem sempre simples – renovar os métodos de educação. Um aluno sentado por horas em sala de aula já não absorve o conteúdo com facilidade. O processo pedagógico precisa ser ativo, dinâmico, envolver a criança com seu próprio aprendizado. Por isso a Proposta Pedagógica Labor fomenta a inclusão de atividades práticas em disciplinas regulares. Exercícios que estimulem a interação, a participação e coloquem o aluno como protagonista nas atividades escolares.

Algumas ideias simples, que podem ser colocadas em práticas hoje mesmo:

- Ao iniciar um novo tema de aula, comece a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre aquilo. Pergunte os porquês e envolva todos os estudantes da sala na busca pelas respostas e conclusões.

- Ao planejar a aula, crie uma lista de temas atualizados que tenham relação direta com o tema da aula. A aula será sobre meio ambiente? Tenha dados atualizados sobre consumo de aula, com viés em situações práticas do dia a dia: quantos litros de água uma família consome por dia? Quais hábitos ajudam a economizar água?

- Planeje as lições de casa de forma a envolver toda a família. Aqui, não se trata de pais fazendo as lições para os filhos: lembre-se que os alunos são os protagonistas. Utilizando a questão da água ainda como exemplo, uma tarefa que envolve e ocupa o tempo do aluno é observar o uso da água dentro de sua casa: como ela pode ser reaproveitada? A água utilizada para lavar louça também serve para regar plantas? A água desperdiçada no banho pode ser utilizada para descarga no vaso sanitário? São pequenos exercício que reforçam o conteúdo de sala de aula e envolvem toda a família no processo de conhecimento.

Para a Labor Educacional, o processo de educação passa por todos os indivíduos do entorno da escola. Alunos, pais, educadores, sociedade. “Ensino e educação são responsabilidades humanas e não só de uma categoria de pessoas”. Que tal contar com a Labor para transformar a educação das crianças em busca de um futuro em que o conhecimento é fruto de um processo de aprendizagem fluido, participativo e interessante? Converse conosco e conheça nossas soluções.

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