Blog Labor

Dia Nacional da Educação: ferramenta para transformar

Dados do Censo Escolar do MEC mostram que há grande potencial para investir em educação

 

Dia 28 de abril é uma data importante no calendário escolar. É o Dia Nacional da Educação, definido em 2000 durante o Fórum Mundial de Educação realizado no Senegal, na cidade da Dakar. Na ocasião, os representantes dos países participantes assumiram o compromisso de garantir a educação básica para crianças e jovens de todo o mundo.

Cenário da educação básica no Brasil 

Segundo o Ministério da Educação e Cultura, o país tem 184,1 mil escolas. Destas, 112,9 mil pertencem aos municípios. Há 48,6 milhões de alunos matriculados no Ensino Fundamental e 7,9 milhões no Ensino Médio.

Os dados fazem parte do Censo Escolar divulgado em 2018 pelo MEC e também trouxe outras informações importantes para a sociedade: houve queda no número de matriculados, tanto no Ensino Médio quanto no Fundamental; e aumento da taxa de jovens inativos – aqueles que não trabalham nem estudam. O Censo também levantou dados sobre os docentes: são mais de 2,2 milhões de professores na educação básica e cerca de 80% são mulheres.

Potencial para transformar

A educação é a principal ferramenta de transformação social. Mais do que isso, é o único caminho para criar uma sociedade protagonista, independente e capacitada para girar a economia, atuar de forma ética na política e proporcionar desenvolvimento para o Brasil.

Ainda assim, as escolas públicas carecem de itens importantes. Infraestrutura, qualificação de professores e evasão escolar são indicadores em constante observação. Para mudar o cenário, é necessário investir em políticas públicas e iniciativas privadas cujo foco seja, essencialmente, formar cidadãos.

Este é o trabalho da Labor Educacional: há 27 anos, a instituição trabalha na captação de recursos para aplicar projetos em escolas de todo o país. Todos os recursos são investidos nas mais diversas áreas dentro do ambiente escolar: apoio para políticas pedagógicas, inovação nas metodologias de ensino e suporte na atuação junto aos entes públicos.

Tudo isso sem deixar de lado o elemento mais importante para o país: nossos estudantes. Sabemos que a escola é a porta de entrada para um futuro de sucesso, protagonismo e atuação forte.

Por isso, neste Dia Mundial da Educação, fica aqui nosso convite. Participe da escola da sua comunidade! Esteja presente, colabore, ouça e fale. Cabe a cada um de nós, cidadãos brasileiros, encontrar novos caminhos para que o ambiente escolar torne-se palco de iniciativas de sucesso.

Conheça aqui nossos projetos. Você pode ser um doador da Labor ou uma escola apoiada.