Nossa História

Nossa linha de tempo

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Através do case "Educação para a Sustentabilidade”, a Associação Educacional Labor recebeu o selo do Programa Benchmarking que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras.

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A Labor reinventa seu logo, criando uma nova identidade visual e, ao mesmo tempo, lançando o novo site que pode ser acessado em português e inglês.

A empresa SunCoke Energy solicita a continuidade do projeto no município de Serra – ES em parceria com as Secretarias Municipal de Educação de Serra e Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. Em parceria com a Fundação Hermann Hering, a Labor desenvolve um projeto voltado para Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação - Municipais e Estadual - nos municípios de Goianésia e São Luís de Montes Belos no estado de Goiás.

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Começa a parceria, que se mantém até hoje (2015) da Labor com a SunCoke Energy, Secretaria Municipal de Educação de Serra e Secretaria Estadual de Educação para os professores das escoas estaduais do município de Serra, ES - Projeto “O Pedagogo como Agente Articulador do Processo Pedagógico da Escola” (beneficiou diretamente 64 pedagogos, 2 técnicos da Secretaria Estadual e 2 técnicos da Secretaria Municipal e Indiretamente 440 Professores e 12.000 alunos). E firma-se também parceria com o Instituto Alcoa - Projeto “O Coordenador como Agente Articulador do Processo Pedagógico da Escola” (beneficiou diretamente 40 coordenadores e indiretamente 800 professores e 18.400 alunos).

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A Labor dá um grande passo, ao implementar a plataforma Moodle (Ensino à Distância) nos seus projetos. Desenvolvemos projetos com a Associação Parceiros da Educação - Projeto “A Equipe Gestora Construindo uma Escola de Qualidade” (beneficiou diretamente 17 diretores, 34 vice-diretores e 34 coordenadores de 17 escolas) e iniciamos uma formação junto com a Vivenda da Criança (beneficiou diretamente 20 educadores e indiretamente 300 crianças).

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A Labor inicia parceria com as empresas SunCoke Energy - Projeto “Subindo a Serra, Ampliando Horizontes” (beneficiou diretamente 60 professores, 6 gestores e indiretamente 3.000 alunos de 3 escolas de Serra, ES), com a Construtora Andrade Gutierrez S.A. - Projeto “ Zona Sul de São Paulo: Conquistando excelência em Educação” (beneficiou diretamente 20 diretores e indiretamente 20 vice-diretores, 20 coordenadores, 400 professores e 16.000 alunos de 20 escolas) e é contemplada com recursos do FEMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente) - Projeto “Guarapiranga: Te Quero Viva” (beneficiou diretamente 84 professores e indiretamente 5000 alunos de 20 escolas).

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Nesse ano a Labor iniciou parceria com a Hamburg Süd - Projeto “Educação: Transporte para o Sucesso” (beneficiou diretamente 97 professores e indiretamente 10.280 alunos de 30 escolas) e Gerdau Aços Longos S/A - Projeto “Passaporte para o Sucesso” (beneficiou diretamente 32 coordenadores e indiretamente 14.000 alunos de 17 escolas). Na Escola Giulio David Leone se dá o 1º projeto de formação de Coordenadores Pedagógicos. Este projeto se repetiu, nos anos seguintes, em diferentes locais, sendo o único a orientar a prática dos CPs na região e, ao que tudo indica, no Brasil.

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A Labor inicia parceria com o Instituto Sylvio Passarelli - Projeto “Passaporte para o Sucesso” (beneficiou diretamente 30 professores e indiretamente 1.500 alunos de 2 escolas) e, em continuação à parceria com a AES Eletropaulo, implanta o Projeto “Plano de Ação para as Creches mantidas pela AES Eletropaulo” (beneficiou diretamente 30 professores e indiretamente 360 alunos de 2 creches).

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A Associação Educacional Labor foi listada oficialmente na relação das ONGs mais competentes do mundo para atuação em parceria com a iniciativa privada, ficando entre as 6 eleitas do Brasil. A relação foi elaborada pelo Pacto Global das Nações Unidas (The United Nations Global Compact), e a lista foi divulgada em 05 de julho de 2007, no Encontro de Líderes do Pacto Global, organizado pela ONU em Genebra.

Início de parceria com a ENGEFORM - Projeto “Escrevendo Nossa História com os Alunos” (beneficiou diretamente 13 professores e indiretamente 450 de 1 escola).

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Neste ano a Labor se torna parceira da AES Eletropaulo - Projeto “Fique Ligado” Uso eficiente da energia (beneficiou diretamente 108 professores, 9 coordenadores, 9 diretores e indiretamente 7.950 alunos de 15 escolas), de Odebrecht, AMUBS e IDES - Projeto “Capacitação de Educadores Municipais do Baixo Sul” (beneficiou 10 municípios do Baixo Sul da Bahia, 212 professores, 25 multiplicadores e indiretamente 10.000 alunos) e do Instituto UNIBANCO - Projeto “Jovem de Futuro” (beneficiou diretamente 30 professores e indiretamente 1800 alunos de 4 escolas).

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Em 2005 a Labor firma parceria com o Rotary Clube - Projeto “Ler e Escrever com Prazer” (beneficiou diretamente 72 professores, 6 coordenadores, 6 diretores e indiretamente 6.500 alunos de 6 escolas) e continua com apoio da Fundação Itaú Social - Projeto “Realizando Sonhos” (beneficiou diretamente 10 creches, 107 diretores e indiretamente 5000 alunos de 49 escolas).

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No ano de 2004 inicia parcerias com a Grupo VOITH - Projeto “Aprendendo a Sonhar” (beneficiou diretamente 30 professores e indiretamente 2.000 alunos de 2 escolas) e BOVESPA Social - Projeto “Jovens em Ação”, (beneficiou diretamente 33 professores e indiretamente 2.000 alunos de 4 escolas).

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Em 2003 a Labor se torna parceira da SABESP - Projeto “Água Viva, Viva Água” (beneficiou diretamente 261 professores e indiretamente 8.317 alunos de 16 escolas) e da Fundação Itaú Social - Projeto “Colaborar e Crescer com Diadema” (beneficiou diretamente 44 professores e indiretamente 2.000 alunos de 2 escolas).

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A Labor firmou parceria com a Bunge Fertilizantes com o Projeto “Labor em Cajati” (beneficiou diretamente 35 professores e indiretamente 3.270 alunos de 3 escolas) e com o Instituto C&A com o Projeto “Re-Creio” (beneficiou diretamente 72 professores e indiretamente 33.200 alunos de 20 escolas).

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A Labor é classificada como a 395ª Maior Entidade Beneficente do Brasil em 2001, de acordo com a Análise efetuada pela Kanitz & Associados.

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Grupo Multidisciplinar (pedagogos, consultores em recursos humanos, consultores em processo de Gestão Estratégica) apoiado pelo Instituto C&A, desenvolve a proposta de Gestão Estratégica Participativa (GEP) para as escolas.

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Material didático é avaliado e reformulado, dando origem aos sete fascículos Labor, publicados então pela EDUC (Editora da PUC-SP).

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FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e VITAE aprovam projeto de pesquisa com coordenação da Dra. Heloisa Szymanki pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), tendo como base a "pesquisação" em quatro escolas que demandaram e estavam passando pelo processo de capacitação da proposta Labor. É produzida, assim, a primeira versão dos fascículos Labor, na forma de cópias xerox encadernadas.

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A experiência da Labor é publicada na Coleção Raízes e Asas, uma iniciativa do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com apoio da UNESCO, que relatava boas práticas em educação. Para contribuir com o aperfeiçoamento da Proposta Labor, técnicos do CENPEC realizam um trabalho de avaliação minucioso da Escola Hermann Gmeiner, acompanhando desde o primeiro "curso" para seus professores, até a parte burocrática, na área administrativa.

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É criada uma pequena escola de primeiro grau - "Labor Escola de Primeiro Grau Hermann Gmeiner", para atender crianças da Aldeia e da região, aplicando e aperfeiçoando a Proposta Pedagógica Labor. A escola começou em 1992, com 25% de crianças da Aldeia SOS de Rio Bonito e 75% de alunos das escolas públicas do entorno, justo as crianças repetentes e que as escolas consideravam "casos perdidos, sem condições de aprendizagem".

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A Associação Educacional Labor foi fundada em 1991, uma instituição sem fins lucrativos, por uma equipe de educadores em busca de uma proposta pedagógica diferenciada que priorizasse a permanência na escola de crianças com histórico de fracasso escolar ou em processo de evasão.


Nascemos de uma pergunta inquietante...

Por que nossas crianças, que aprendem tão bem em casa, revelam tanta dificuldade na escola?
Era o ano de 1991, quando o índice de reprovação e evasão escolar no Brasil atingia cifras assustadoras. O mesmo perfil acontecia no microcosmo da Aldeia de Rio Bonito, uma unidade das Aldeias SOS* na zona sul de São Paulo. Ali, educadores e gestores, voluntários e doadores buscavam solução para o problema, percebendo a necessidade de se buscar um jeito de ensinar diferente que combinasse melhor com a forma de aprender dos alunos de escolas públicas; que conseguisse despertar o interesse pelos conteúdos escolares e favorecer sua assimilação.

O primeiro passo foi buscar casos de sucesso: Como fazem aqueles professores que sempre conseguem um bom rendimento dos seus alunos?  O que acontece naquelas vezes em que tudo dá certo para a maioria dos professores?

Essa pesquisa e a consulta à literatura especializada resultaram em uma proposta para melhorar o ensino e priorizar a permanência nas escolas das crianças com risco de fracasso escolar ou de evasão. Proposta Pedagógica Labor.

Um projeto piloto foi aplicado (por 13 anos) em uma pequena escola de primeiro grau - "Labor Escola de Primeiro Grau Hermann Gmeiner " - para testar e aperfeiçoar a Proposta Pedagógica Labor. A escola começou em 1992, com 25% de crianças da Aldeia SOS de Rio Bonito e 75% de alunos das escolas públicas do entorno, aquelas crianças repetentes e que as escolas consideravam “casos perdidos, sem condições de aprendizagem”.

A experiência foi essencial para confirmar os acertos da nova proposta e ajustá-la melhor à realidade escolar.
Já em 1995, a Proposta Labor foi citada na coletânea Raízes e Asas, um levantamento de experiências escolares inovadoras editado pelo CENPEC com apoio do UNICEF. A partir desse ano também foram aparecendo algumas escolas públicas interessadas em conhecer melhor a proposta.

Em 1997 quatro escolas públicas paulistas participaram de um curso de transferência da metodologia da proposta Labor, com duração de 2 anos. O grande objetivo era instrumentalizar educadores a serem coautores de um ensino mais eficaz para as crianças e adolescentes em risco de exclusão escolar.

Esse curso foi alvo de uma pesquisa da PUCSP com apoio da FAPESP e da VITAE.  Foi uma pesquisa muito importante para a Labor, porque, além de referendar a proposta e a forma de introduzi-la nas escolas públicas, trouxe um novo desafio: a constatação da importância dos diretores para efetivar as mudanças na escola. 

Em 2000, a Labor voltou a pesquisar e elaborar uma proposta de gestão escolar democrática, com ferramentas que facilitam a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos com toda a comunidade escolar, como preconiza a LDB de 1996.

Da fundação da organização em 1991 até 2015, foram desenvolvidos 45 projetos diferentes, envolvendo muitos parceiros, em vários estados brasileiros, com 1019 escolas, atingindo diretamente 7.235 educadores, destes, 2.560 com orientação individualizada. Indiretamente, cerca de 974.780 alunos foram beneficiados. Além disso, a “pedagogia Labor” influenciou diretamente muitos outros projetos cuja proposta pedagógica se inspirou diretamente na forma de atuar dessa organização. Esse foi o caso, por exemplo, do Projeto Fonte da Vida (80 escolas na região metropolitana de São Paulo, com repasse de metodologia para escolas da Argentina) e do Projeto Genesis (90 Escolas no Espírito Santo, com repasse de metodologia e material didático para as escolas do Principado das Astúrias – região ao norte da Espanha). Saiba mais em Casos de Sucesso.

O trabalho da Labor está baseado na premissa de que a educação das crianças é um canal indispensável para a socialização. Hoje, sem a escola, a exclusão é inevitável.

* ONG fundada na Áustria em 1949 que se dedica a acolher crianças privadas de suas famílias, oferecendo-lhes uma vida a mais semelhante possível à de uma família natural.