Pesquisas

Pesquisas Externas sobre nossas Propostas

Várias pesquisas contribuíram para propor e aperfeiçoar nossa forma de atuar.

A primeira delas foi em...

1995 - O CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) avaliou e divulgou nossa Proposta Labor, através da coletânea Raízes e Asas - um levantamento sobre experiências escolares inovadoras - publicada com o apoio do UNICEF.

Em seguida, foram realizadas diversas pesquisas pela área de pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC de São Paulo, com apoio da FAPESP e do CNPq, abaixo citamos uma delas.

1997 – A PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), juntamente com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) realizou uma pesquisa sobre a aplicação de nossa proposta, realizado com professores de 4 escolas públicas que participaram de um curso prático e teórico com metodologia ativa, inspirados na Proposta Pedagógica Labor. Esse curso foi viabilizado por aporte realizado pela FUNDAÇÃO VITAE.

 2004 – Com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas), o departamento de Psicologia Educacional da PUC-SP, iniciou uma pesquisa-intervenção participativa no âmbito do Projeto “Participação e Diálogo: a Prática Dialógica na Escola, Família e Comunidade, desenvolvidas em parceria com a Labor e com a Associação Comunitária de Moradores da Vila Esperança responsável por creches e projetos voltados a adolescentes e jovens da Brasilândia, bairro da periferia paulistana. A ideia foi proporcionar educação em tempo integral para os estudantes, na complementação entre as escolas e as organizações educativas do bairro.

2005 a 2012 – Durante este período  essa pesquisa-intervenção, resultou em teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica, participações em congressos e produção de artigos, como a Tese de doutorado intitulada Escola, Organização Social e Família: um diálogo possível, o processo todo foi descrito e avaliado em seus vários objetivos sob a orientação da Dra Heloísa Szymnaski.

Setor de pesquisas da Labor

Enquanto trabalhamos em parceria com as escolas e outras instituições educativas, a equipe Labor, com o apoio de doutores e especialistas, continua a pesquisar novas soluções para os problemas enfrentados, buscando atingir a meta de uma escola não-excludente, de qualidade e que estimule o respeito à Criança e à Comunidade

Busca também formas de preparar escolas e professores para a implantação de avanços, como os propostos pela nova legislação brasileira (LDB, PCN): autonomia das escolas, gestão participativa, educação integral, ensino por pequenos projetos, interdisciplinaridade, temas significativos, etc.
Aguardem, teremos novidades em breve!