Labor Educacional

Para novas histórias não existem fronteiras

NOSSO OBJETIVO

Leitura é um

ato de amor

A Labor Publicações nasceu de um sonho, de uma necessidade: compartilhar nossas descobertas, contribuindo assim para a educação brasileira.

Antes de tudo, queremos colocar à disposição de todos aquilo que nós – professores, gestores e educadores sociais que participamos da Labor – produzimos em nosso caminhar com a ajuda de nossos alunos e suas famílias.

Pois em nosso caminhar temos encontrado muitos colegas e parceiros de luta – colaboradores que elaboraram conosco tantos conceitos, práticas, ideias e ideais. Autores que foram indispensáveis no início de nossa aventura, pesquisadores que ajudaram em nossas descobertas e que continuam criando referências. E tantos colegas que tenham algo a dizer, experiências a relatar, e que se identifiquem com nosso modo de ser.

Lançamentos

As histórias de Magui podem ser usadas por pais e educadores para contribuir na formação de valores importantes e de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes. A ideia é o pai ou educador ler para uma turma e em seguida, aproveitando o clima de compreensão e sintonia gerado pela história compartilhada, desenvolver uma reflexão sobre os valores que ali são tratados incentivando atitudes que expressam tais valores. Uma história pode ser o ponto de partida para uma série de atividades envolvendo o fortalecimento de um valor e de uma habilidade socioemocional em questão ou ser lida no decorrer de um programa já desenvolvido pelo educador; pode também ajudar a tratar de uma situação concreta que está perturbando o clima na turma.

As cartas ao leitor também explicam melhor porque usar as histórias como estratégia de educação.

As cartas ao leitor também explicam melhor porque usar as histórias como estratégia de educação.

São muitas histórias que estão distribuídas em 4 livros: “A Maior Coragem”, “De Letra em letra”, “Contação de histórias para ouvidores de causos”, “Karin – uma história verdadeira”.

Para auxiliar os educadores na escolha das histórias que pretendem ler para os seus educandos, apresentamos aqui uma tabela com o título de cada conto, que valores estão sendo trabalhados nele e onde se localiza (livro e página inicial). Também apresentamos algumas sugestões de como desenvolver valores usando a história A Maior Coragem.

A Maior Coragem

Que esta história possa ressoar dentro de você, lembrando como aprecia a dignidade, a integridade e transparência. Que esta história possa revelar o forte desejo do Bem que existe em você e em todos os meninos e meninas. Uma história de crianças indígenas que se deparam com uma aventura que exige mais do habilidades físicas, mas sim o desenvolvimento de valores morais.

Contação de Estórias para Ouvidores de Causos

Essas histórias foram concebidas para educadores lerem para suas crianças, aproveitando o envolvimento de todos para gerar reflexões e formar valores.

 

De Letra em Letra

As histórias provocam envolvimento, identificação, empatia, criam sintonia entre aquele que narra e aquele ou aqueles que escutam. Porque todos acompanharam os mesmos acontecimentos, de um mesmo ponto de vista e, em geral, experimentando as mesmas emoções e desejos, as mesmas ideias e visões. Então, depois de ouvir uma história, acontece de haver uma certa “cumplicidade” entre as pessoas.

Karin

Esta história conta as memórias da pequena Karin que tinha seis anos quando chegou ao fim a segunda grande guerra e sua família tentava sobreviver numa Alemanha devastada e ocupada.

Educar para a Vida

Educar para vida é uma leitura gostosa, que leva à reflexão e, ao mesmo tempo dá várias dicas de como se trabalhar em sala de aula por meio de projetos, aproveitando os saberes dos alunos que serão aliados ao saber do professor. Este livro convida a todos a se tornarem mestres.

Solicitar Orçamento de Publicações

Se interessou por alguma de nossas publicações?
É só enviar os seus dados para a solicitação de um orçamento e te responderemos o mais breve possível com mais informações!

Informe seus dados para

enviar sua mensagem: