Ser professor é para poucos

Educação: direito, inclusão e afeto

Como um menino com um quadro significativo de paralisia cerebral que afetou sua fala e movimentos - nascido em uma família simples, numa casa humilde, em rua sem calçamento e acidentada de uma cidade de 20.000 habitantes com a economia baseada no cacau que passou por uma forte crise - pode exercer seu direito à educação?

Parece que esta equação não fecha, certo?

Errado! Há exceções maravilhosas, que invertem os termos desta equação: firme determinação dos pais em garantir o direito dele somada à igualmente inabalável confiança em seu potencial acrescida à posição da Secretária de Educação e à capacidade da equipe educacional.

Onde há vontade, há caminho, diz a sabedoria popular. A Secretaria de Educação disponibilizou um carro: primeira barreira resolvida. A equipe educacional se dispôs a recebê-lo e, muito mais do que isso, a pesquisar estratégias e didáticas.

Os colegas o receberam com afeto e o incluíram na sala de aula e no recreio.

O olhar inteligente de Joemerson mostra sua capacidade de compreensão. Gradualmente, mudanças começam a ser notadas – podem parecer pequenas, à primeira vista. Porém, para todos à sua volta, merecem ser comemoradas: sinalizam que a decisão foi certa e que é possível esperar mais conquistas.

A história de Joemerson é o primeiro vídeo da série “O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência”, produzida pela Organização Internacional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Consultoria: Marta Gil.

Download gratuito

Libras e legendas



Audiodescrição:



(*) Marta Gil - Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (www.amankay.org.br); consultora de Inclusão de Pessoas com Deficiência, com ênfase em Educação e Trabalho; empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais.

www.guiadoeducadorinclusivo.org.br


Fale conosco
contato@labor.org.br
+55 (11) 2924.7053

Localização
Nosso Escritório
CIVI-CO | Negócios de Impacto Social
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445
Pinheiros, São Paulo/SP, 05415-03

Espaço Compartilhar FICAS
Rua Dr. Lopes de Almeida, 180
Vila Mariana, São Paulo/SP, 04120-070

Horário de Funcionamento
De Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00

© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.