Programa Aprendendo a
Lidar com Dinheiro
Parceiro: Instituto BEI
Inscritos:
- 208 professores de Matemática (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio)
- 228 coordenadores pedagógicos e tutores
Encontros:
- Para os professores serão 10 encontros: 9 oficinas + 1 encontro de culminância
- Para os coordenadores pedagógicos serão 2 encontros de oficinas
Início das atividades : 25 de Abril
Equipe : Adriana Paderes: Formadora; Luan Luna: Coordenador de professores e formador
Objetivo: O Programa Aprendendo a lidar com dinheiro propõe que o professor implemente Educação Financeira através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando estimular os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa ao realizar projetos coletivos, diante de problemas e situações reais.
Quanto aos coordenadores pedagógicos e tutores espera-se o apoio e o acompanhamento desses profissionais em suas áreas de atuação aos professores participantes.
Financiador: Hamburg Sud, via PROMAC
Abrangência: São Paulo - SP
Parceiro Executor: Diretoria de Ensino Sul 3
Produto: Website que é aberto, de fácil acesso para a comunidade escolar; perfil no Instagram.
Público Alvo: 120 estudantes.
Culminância: Espetáculo para comunidade local
Formato: Híbrido
Carga-horária: 160 horas
Duração: 6 meses
Objetivo: O projeto visa oferecer oportunidades de acesso e criar ambiente propício ao desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes da comunidade escolar do bairro do Grajaú. Isso por meio da formação de jovens, oferecimento de oficinas culturais de artes cênicas, visuais e/ou de música no contra turno escolar, capacitação de educadores para a utilização da cultura como ferramenta complementar ao processo de ensino-aprendizagem, e atividade de formação de plateia, ao final um grande espetáculo organizado pelos estudantes será oferecido gratuitamente para a comunidade.
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Programa Subindo a Serra, Ampliando Horizontes
Financiador: SunCoke Energy
Foco: Desenvolvimento das habilidades socioemocionais
Público-alvo: 100 coordenadores e apoio direto em 3 escolas
Status: Planejamento
Local: Serra, Espirto Santo
Descrição: O projeto visa instrumentalizar os coordenadores para que realizem seus
planos de trabalho, envolvendo as habilidades cognitivas e competências socioemocionais
previstas na BNCC.
A Prática da Educação Inclusiva - Ampliando os Horizontes
Financiador: Instituto Mahle
Abrangência: Secretaria Municipal de Iporanga, São Paulo
Público-alvo: 4 Diretores, 40 professores e 3 coordenadores
Produtos: Projetos Políticos Pedagógicos revisados com princípios inclusivos; planejamento e execução de projetos que contemplem o currículo de Iporanga, com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Descrição: A formação dos gestores será para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar; e a formação dos professores, para que realizem projetos com atividades práticas motivadoras, incluindo música, artes e movimentos, com foco na formação do ser humano integral. Ambos com o objetivo de criar práticas diferenciadas, com apoio das comunidades locais.
Objetivo geral: Garantir o direito de crianças e adolescentes terem uma educação de qualidade, respeitando sua fase de desenvolvimento e indo ao encontro de suas necessidades. Para isso, devem ser levadas em conta as características e demandas de todos os alunos e alunas, principalmente aqueles que têm deficiência ou dificuldades de aprendizagem.
Atividades:
• 5 oficinas de sensibilização “pensar, sentir e querer” para autoconhecimento, visando quebras de resistências, medos.
• 10 sessões de mentoria com os gestores para que mobilizem suas comunidades de modo que possam revisar os Projetos Políticos Pedagógicos de cada Escola, seguindo princípios inclusivos.
• 7 oficinas com os educadores orientando a elaboração, aplicação, avaliação e sistematização de projetos nas salas de aula com atividades motivadoras, incluindo música, movimento, artes e tecnologias.
• 5 rodas de conversa sobre educação inclusiva, sala do AEE, plano individual do estudante, habilidades socioemocionais, barreiras e comunicação.
• Criação e fortalecimento de grupos articuladores (representantes das instituições do município: Posto de Saúde, Conselho Tutelar entre outros).
• Diagnósticos do nível de aprendizado: inicial (avaliação zero), no meio e ao final do processo.
• Oferta de espaço virtual para que todos os participantes acessem os materiais trabalhados, bibliografia e vídeos, podendo ainda postar suas atividades.
Jovens Agentes culturais - PROMAC
Financiador: Aliança
Local: Escola Eurípedes Simões - Dietoria de Ensino Sul 3
Público-alvo direto: 3 gestores e 120 estudantes
Status: Estamos na quinta oficina. O projeto foi iniciado em dezembro e terminaria em
abril. Pedimos prorrogação e terminará em junho.
Próximas oficinas: início de março de 2023
Descrição do projeto: O projeto visa oferecer oportunidades de acesso e criar
ambiente propício ao desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes da
comunidade escolar do bairro do Grajaú.
Escola: COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ANTÔNIO CÉSAR
Financiador: Kearney
Local: TOBIAS BARRETO, SERGIPE - Rede ESTADUAL
Público-alvo: 1 gestor e 2 professores e 60 alunos do 5º ano
Status: Planejamento
Descrição do projeto: Formação e apoio para 1 gestor e dois professores desenvolverem o
projeto "O Escritor Mirim", incentivando e orientando 60 alunos do 5º ano para escrever um livro
até o final do ano. Os livros serão editados e divulgados na comunidade local.
Vamos construir nosso futuro
Financiador: Confab/Tenaris
Abrangência: Município Pindamonhangaba-SP
Público-alvo: 6 profissionais da área da Educação que atuam em 2 escolas públicas no contraturno das aulas regulares
Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.
Descrição: Labor realiza a gestão recursos humanos do projeto Aula Extra: 1 Coordenadora, 4 líderes de ciências, 2 tutores de recreação, 2 tutores artes e 2 estagiários /mês e a gestão compra de material.
Objetivo geral: Realizar a gestão do projeto para a Empresa Tênares, garantindo os pagamentos nas datas corretas
Atividades:
Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.
Financiador: Kearney
Abrangência: Município de São Paulo
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio
Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.
Descrição do Projeto: Labor administra os recursos do projeto “Cultivando o Amanhã”, projeto da kearney de responsabilidade social, que oferece aos jovens bolsas de estudo para cursos técnicos ou pré-vestibular.
Objetivo geral: Administrar os recursos do projeto, fazendo a realização de pagamentos das bolsas, condução e outros gastos, com relatórios administrativos financeiros.
Atividades:
Elaboração de cronograma para pagamentos; Material didático; Auxílio alimentação; Auxílio transporte; Critérios de Escolha; Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.