CONHEÇA OS PROJETOS EM ANDAMENTO DA LABOR
Formação e apoio aos Educadores

screen

Programa Aprendendo a
Lidar com Dinheiro

Parceiro: Instituto BEI

Inscritos:
- 208 professores de Matemática (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio)
- 228 coordenadores pedagógicos e tutores

Encontros:
- Para os professores serão 10 encontros: 9 oficinas + 1 encontro de culminância
- Para os coordenadores pedagógicos serão 2 encontros de oficinas

Início das atividades : 25 de Abril

Equipe : Adriana Paderes: Formadora; Luan Luna: Coordenador de professores e formador

Objetivo: O Programa Aprendendo a lidar com dinheiro propõe que o professor implemente Educação Financeira através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando estimular os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa ao realizar projetos coletivos, diante de problemas e situações reais.

Quanto aos coordenadores pedagógicos e tutores espera-se o apoio e o acompanhamento desses profissionais em suas áreas de atuação aos professores participantes.

screen

Jovens Agentes Culturais

Financiador: Hamburg Sud, via PROMAC

Abrangência: São Paulo - SP

Parceiro Executor: Diretoria de Ensino Sul 3

Produto: Website que é aberto, de fácil acesso para a comunidade escolar; perfil no Instagram.

Público Alvo: 120 estudantes.

Culminância: Espetáculo para comunidade local

Formato: Híbrido

Carga-horária: 160 horas

Duração: 6 meses

Objetivo: O projeto visa oferecer oportunidades de acesso e criar ambiente propício ao desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes da comunidade escolar do bairro do Grajaú. Isso por meio da formação de jovens, oferecimento de oficinas culturais de artes cênicas, visuais e/ou de música no contra turno escolar, capacitação de educadores para a utilização da cultura como ferramenta complementar ao processo de ensino-aprendizagem, e atividade de formação de plateia, ao final um grande espetáculo organizado pelos estudantes será oferecido gratuitamente para a comunidade.

Ver mais


screen

Programa Subindo a Serra, Ampliando Horizontes

Financiador: SunCoke Energy

Foco: Desenvolvimento das habilidades socioemocionais

Público-alvo: 100 coordenadores e apoio direto em 3 escolas

Status: Planejamento

Local: Serra, Espirto Santo

Descrição: O projeto visa instrumentalizar os coordenadores para que realizem seus planos de trabalho, envolvendo as habilidades cognitivas e competências socioemocionais previstas na BNCC.

Palestrantes

screen

A Prática da Educação Inclusiva - Ampliando os Horizontes

Financiador: Instituto Mahle

Abrangência: Secretaria Municipal de Iporanga, São Paulo

Público-alvo: 4 Diretores, 40 professores e 3 coordenadores

Produtos: Projetos Políticos Pedagógicos revisados com princípios inclusivos; planejamento e execução de projetos que contemplem o currículo de Iporanga, com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Descrição: A formação dos gestores será para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar; e a formação dos professores, para que realizem projetos com atividades práticas motivadoras, incluindo música, artes e movimentos, com foco na formação do ser humano integral. Ambos com o objetivo de criar práticas diferenciadas, com apoio das comunidades locais.

Objetivo geral: Garantir o direito de crianças e adolescentes terem uma educação de qualidade, respeitando sua fase de desenvolvimento e indo ao encontro de suas necessidades. Para isso, devem ser levadas em conta as características e demandas de todos os alunos e alunas, principalmente aqueles que têm deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Atividades:
• 5 oficinas de sensibilização “pensar, sentir e querer” para autoconhecimento, visando quebras de resistências, medos.
• 10 sessões de mentoria com os gestores para que mobilizem suas comunidades de modo que possam revisar os Projetos Políticos Pedagógicos de cada Escola, seguindo princípios inclusivos.
• 7 oficinas com os educadores orientando a elaboração, aplicação, avaliação e sistematização de projetos nas salas de aula com atividades motivadoras, incluindo música, movimento, artes e tecnologias.
• 5 rodas de conversa sobre educação inclusiva, sala do AEE, plano individual do estudante, habilidades socioemocionais, barreiras e comunicação.
• Criação e fortalecimento de grupos articuladores (representantes das instituições do município: Posto de Saúde, Conselho Tutelar entre outros).
• Diagnósticos do nível de aprendizado: inicial (avaliação zero), no meio e ao final do processo.
• Oferta de espaço virtual para que todos os participantes acessem os materiais trabalhados, bibliografia e vídeos, podendo ainda postar suas atividades.

screen

Jovens Agentes culturais - PROMAC

Financiador: Aliança

Local: Escola Eurípedes Simões - Dietoria de Ensino Sul 3

Público-alvo direto: 3 gestores e 120 estudantes

Status: Estamos na quinta oficina. O projeto foi iniciado em dezembro e terminaria em abril. Pedimos prorrogação e terminará em junho.

Próximas oficinas: início de março de 2023

Descrição do projeto: O projeto visa oferecer oportunidades de acesso e criar ambiente propício ao desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes da comunidade escolar do bairro do Grajaú.

Palestrantes

Formação de Professores e Gestores escolares

screen

Apadrinhe uma Escola


Escola: COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ANTÔNIO CÉSAR

Financiador: Kearney

Local: TOBIAS BARRETO, SERGIPE - Rede ESTADUAL

Público-alvo: 1 gestor e 2 professores e 60 alunos do 5º ano

Status: Planejamento

Descrição do projeto: Formação e apoio para 1 gestor e dois professores desenvolverem o projeto "O Escritor Mirim", incentivando e orientando 60 alunos do 5º ano para escrever um livro até o final do ano. Os livros serão editados e divulgados na comunidade local.

tela

Vamos construir nosso futuro

Financiador: BrazilFoundation

Abrangência: Areias e Cunha (SP)

Público alvo: 60 educadores das redes municipais e estaduais

Produto: Portfólio com as ações dos professores e os projetos dos jovens .

Descrição: O foco principal é Educação. Por meio de metodologias ativas e projetos é possível reduzir a evasão e o atraso escolar. Este projeto terá como foco as escolas públicas municipais de Areias e Cunha-SP, com provável desdobramento futuro para outros municípios da região.
E o foco associado será Meio Ambiente. Com essa metodologia, os educadores mobilizarão jovens e suas comunidades para atuar em projetos interdisciplinares voltados às demandas locais. Atualmente, assim como nos próximos anos, uma forte demanda na região será a recuperação e preservação das nascentes do Rio Paraíba do Sul.

Objetivo geral: Formar gestores e professores com uma metodologia participativa e inovadora, que engaja os estudantes para uma aprendizagem significativa, onde são protagonistas, por meio de projetos interdisciplinares e a utilização de outras metodologias ativas e recursos digitais. Para isso os gestores são orientados a mobilizar suas comunidades para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, alinhados com a BNCC e plano de ação, para diminuir a evasão e atraso escolar.

Atividades: 8 oficinas presenciais, Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Atividades práticas a serem realizadas entre as Oficinas com estudantes aplicando seus projetos; Entrega do Trabalho Final; Certificação de 120 horas pela Secretaria.

Palestrantes

Gestão de projetos

screen

Aula extra

Financiador: Confab/Tenaris

Abrangência: Município Pindamonhangaba-SP

Público-alvo:
6 profissionais da área da Educação que atuam em 2 escolas públicas no contraturno das aulas regulares

Produtos:

Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Descrição: Labor realiza a gestão recursos humanos do projeto Aula Extra: 1 Coordenadora, 4 líderes de ciências, 2 tutores de recreação, 2 tutores artes e 2 estagiários /mês e a gestão compra de material.

Objetivo geral: Realizar a gestão do projeto para a Empresa Tênares, garantindo os pagamentos nas datas corretas

Atividades:
Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.

Palestrantes

screen

Cultivando o amanhã

Financiador: Kearney

Abrangência: Município de São Paulo

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Descrição do Projeto: Labor administra os recursos do projeto “Cultivando o Amanhã”, projeto da kearney de responsabilidade social, que oferece aos jovens bolsas de estudo para cursos técnicos ou pré-vestibular.

Objetivo geral: Administrar os recursos do projeto, fazendo a realização de pagamentos das bolsas, condução e outros gastos, com relatórios administrativos financeiros.

Atividades:
Elaboração de cronograma para pagamentos; Material didático; Auxílio alimentação; Auxílio transporte; Critérios de Escolha; Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.

Palestrantes

Fale conosco
contato@labor.org.br
+55 (11) 93618 8156 (Whatsapp)

Nosso Escritório
CIVI-CO | Negócios de Impacto Social

Rua Teodoro Sampaio, n° 1629,
Andar 3, Bairro Pinheiros
São Paulo - SP, CEP 05405-150

Horário de Funcionamento
De Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.