CONHEÇA OS PROJETOS EM ANDAMENTO DA LABOR
Parceiro: SEBRAE RS
Foco: Planos de aula
Abrangência: Nacional
Período: Setembro de 2023 a fevereiro de 2024
Público direto: Educadores que acessam o Hub de Professores
Formato: Online
Produto: Planos de aulas inovadores para Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Ensino Fundamental Anos Finais
Equipe: Marlene Rodrigues, Juliana Badari, Luci Saiolo, Josias, Cintia Santos e Luan Luna
Status: Execução
Objetivo: Desenvolver conteúdos para professores dos Anos Finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para a Plataforma Hub de Professores.
Viabilizador e Idealizador: Instituto Gesto
Implementadores: Labor e SOS Amazônia
Foco: Educação Ambiental
Abrangência: Itacoatiara-AM
Período: Maio de 2023 a outubro de 2024 – 18 meses
Público direto: Unidades escolares: 28 escolas municipais divididas em 4 polos.
Cada polo receberá integrantes de 7 escolas. Alunos: do 7º ao 9º ano, sendo 4 alunos por escola, ou seja, 112 alunos no total serão beneficiados diretamente.
Professores: 1 professor(a) por escola atuará como orientador. Formadores da rede municipal: 5 formadores.
Formato: Híbrido
Produto: Planos de intervenções ambientais e manual do Arari
Carga horária: 240h
Equipe: Marlene Rodrigues, Sílvia Pompéia, Gabriella de Barros
Objetivo: Formar e empoderar alunos da rede municipal de Itacoatiara, em especial da região do Rio Arari, enquanto agentes ambientais infantojuvenis em suas comunidades, de forma a ampliar os conhecimentos, comportamentos e ações dos alunos – e de suas comunidades – contribuindo para a conservação da floresta.
Aplicação prática: alunos implementam seus projetos em suas comunidades, acompanhados semanalmente pelo(a) professor(a) e mensalmente (intercalando entre mês remoto e presencial) pelos formadores, quando têm a oportunidade de trocar com as demais escolas.
Parceiro: Instituto BEI
Parceiro Executor: Secretaria Estadual de Educação
Foco: Educação Financeira
Abrangência: 39 municípios de GO
Período: Abril a dezembro de 2023
Público direto:
– 208 professores de Matemática (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio)
– 228 coordenadores pedagógicos e tutores
Encontros:
– Para os professores serão 10 encontros: 9 oficinas + 1 encontro de culminância
– Para os coordenadores pedagógicos serão 2 encontros de oficinas
Formato: Online
Produto: Portfólio com as ações dos professores e os projetos dos jovens
Equipe: Marlene Rodrigues, Adriana Paderes e Luan Luna
Status: Execução
Objetivo: O Programa Aprendendo a lidar com dinheiro propõe que o professor implemente Educação Financeira através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando estimular os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa ao realizar projetos coletivos, diante de problemas e situações reais.
Quanto aos coordenadores pedagógicos e tutores espera-se o apoio e o acompanhamento desses profissionais em suas áreas de atuação aos professores participantes.
Financiador: Grupo Ultra, via CONDECA
Parceiro Executor: Diretoria de Ensino Sul 3
Foco: Educação Ambiental
Abrangência: São Paulo – SP
Período: Julho de 2023 a dezembro de 2023 – 6 meses
Público direto: 120 estudantes.
Produto: Website e apresentação cultural
Culminância: Espetáculo para comunidade local
Formato: Híbrido
Carga horária: 160 horas
Equipe: Marlene Rodrigues, Adriana Castro e Andreza Magalhães
Status: Execução
Objetivo: Oferecer formação para que os jovens de 4 escolas possam: identificar seus propósitos, planejar, aplicar, sistematizar diagnóstico participativo e realizar eleição de prioridades junto com sua comunidade, priorizando o que quer resolver, com a construção de planos de intervenção socioambientais, deixando assim seus legados. No processo é valorizado: a participação ativa dos jovens líderes, mobilizando todos os alunos da escola e seus familiares, visando uma ação integrada e mutuamente responsável. Os jovens serão apoiados pelos gestores ou professores de suas escolas.
Financiador: SunCoke Energy
Parceiro Executor: Secretaria Municipal de Educação
Foco: Desenvolvimento das habilidades socioemocionais
Abrangência: Serra-ES
Período: Fevereiro a dezembro de 2023
Público direto: 100 coordenadores e apoio direto em 3 escolas
Formato: Híbrido
Produto: Planos de intervenção socioemocional
Equipe: Marlene Rodrigues, Adriana Castro, Luan Luna e Sílvia Pompéia
Status: Execução
Descrição: O projeto visa instrumentalizar os coordenadores para que realizem seus planos de trabalho, envolvendo as habilidades cognitivas e competências socioemocionais previstas na BNCC.
Financiador: Kearney
Foco: Literatura e alfabetização
Abrangência: Tobias Barreto-SE
Período: Abril a dezembro de 2023
Público direto: 1 gestor e 2 professores e 60 alunos do 5º ano
Formato: Online
Escola: COLÉGIO ESTADUAL RURAL ENGENHEIRO JOSÉ CARVALHO
Produto: Livro produzido pelos próprios estudantes
Equipe: Marlene Rodrigues e Adriana Paderes
Status: Execução
Descrição do projeto: Formação e apoio para 1 gestor e dois professores desenvolverem o projeto “O Escritor Mirim”, incentivando e orientando 60 alunos do 5º ano para escrever um livro até o final do ano. Os livros serão editados e divulgados na comunidade local.
Financiador: BrazilFoundation
Parceiro Executor: Secretaria Municipal de Educação
Foco: Educação Ambiental
Abrangência: Areias e Cunha(SP)
Período: Julho de 2022 a dezembro de 2023
Público alvo: 60 educadores das redes municipais e estaduais
Formato: Híbrido
Produto: Portfólio com as ações dos professores e os projetos dos jovens, e PPP atualizado.
Equipe: Marlene Rodrigues, Sílvia Pompéia, Adriana Castro e Odete Borges
Status: Execução
Descrição: O foco principal é Educação. Por meio de metodologias ativas e projetos é possível reduzir a evasão e o atraso escolar. Este projeto terá como foco as escolas públicas municipais de Areias e Cunha-SP, com provável desdobramento futuro para outros municípios da região.
E o foco associado será Meio Ambiente. Com essa metodologia, os educadores mobilizarão jovens e suas comunidades para atuar em projetos interdisciplinares voltados às demandas locais. Atualmente, assim como nos próximos anos, uma forte demanda na região será a recuperação e preservação das nascentes do Rio Paraíba do Sul.
Objetivo geral: Formar gestores e professores com uma metodologia participativa e inovadora, que engaja os estudantes para uma aprendizagem significativa, onde são protagonistas, por meio de projetos interdisciplinares e a utilização de outras metodologias ativas e recursos digitais. Para isso os gestores são orientados a mobilizar suas comunidades para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, alinhados com a BNCC e plano de ação, para diminuir a evasão e atraso escolar.
Atividades: 8 oficinas presenciais, Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Atividades práticas a serem realizadas entre as Oficinas com estudantes aplicando seus projetos; Entrega do Trabalho Final; Certificação de 120 horas pela Secretaria.
Financiador: Instituto Mahle
Parceiro Executor: Secretaria Municipal de Educação
Foco: Educação Inclusiva
Abrangência: Iporanga-SP
Período: Janeiro de 2022 a junho de 2023
Público direto: 4 Diretores, 40 professores e 3 coordenadores
Formato: Híbrido
Produtos: Projetos Políticos Pedagógicos revisados com princípios inclusivos; planejamento e execução de projetos que contemplem o currículo de Iporanga, com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular
Equipe: Marlene Rodrigues, Sílvia Pompéia e Soraya
Status: Finalizado
Descrição: A formação dos gestores será para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar; e a formação dos professores, para que realizem projetos com atividades práticas motivadoras, incluindo música, artes e movimentos, com foco na formação do ser humano integral. Ambos com o objetivo de criar práticas diferenciadas, com apoio das comunidades locais.
Objetivo geral: Garantir o direito de crianças e adolescentes terem uma educação de qualidade, respeitando sua fase de desenvolvimento e indo ao encontro de suas necessidades. Para isso, devem ser levadas em conta as características e demandas de todos os alunos e alunas, principalmente aqueles que têm deficiência ou dificuldades de aprendizagem.
Atividades:
• 5 oficinas de sensibilização “pensar, sentir e querer” para autoconhecimento, visando quebras de resistências, medos.
• 10 sessões de mentoria com os gestores para que mobilizem suas comunidades de modo que possam revisar os Projetos Políticos Pedagógicos de cada Escola, seguindo princípios inclusivos.
• 7 oficinas com os educadores orientando a elaboração, aplicação, avaliação e sistematização de projetos nas salas de aula com atividades motivadoras, incluindo música, movimento, artes e tecnologias.
• 5 rodas de conversa sobre educação inclusiva, sala do AEE, plano individual do estudante, habilidades socioemocionais, barreiras e comunicação.
• Criação e fortalecimento de grupos articuladores (representantes das instituições do município: Posto de Saúde, Conselho Tutelar entre outros).
• Diagnósticos do nível de aprendizado: inicial (avaliação zero), no meio e ao final do processo.
• Oferta de espaço virtual para que todos os participantes acessem os materiais trabalhados, bibliografia e vídeos, podendo ainda postar suas atividades.
Financiador: Hamburg Sud, via PROMAC
Parceiro Executor: Diretoria de Ensino Sul 3
Foco: Cultura
Abrangência: São Paulo-SP
Período: Novembro de 2022 a julho de 2023
Público direto: 120 estudantes
Formato: Híbrido
Local: Escola Estadual Eurípedes Simões
Produto: Website que é aberto, de fácil acesso para a comunidade escolar; perfil no Instagram.
Culminância: Espetáculo para comunidade local
Carga horária: 160 horas
Equipe: Marlene Rodrigues, Adriana Castro, Luan Luna e Andreza Magalhães
Status: Finalizado
Descrição do projeto: O projeto visa oferecer oportunidades de acesso e criar ambiente propício ao desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes da comunidade escolar do bairro do Grajaú. Isso por meio da formação de jovens, oferecimento de oficinas culturais de artes cênicas, visuais e/ou de música no contra turno escolar, capacitação de educadores para a utilização da cultura como ferramenta complementar ao processo de ensino-aprendizagem, e atividade de formação de plateia, ao final um grande espetáculo organizado pelos estudantes será oferecido gratuitamente para a comunidade.
Financiador: Confab/Tenaris
Abrangência: Município Pindamonhangaba-SP
Público-alvo: 6 profissionais da área da Educação que atuam em 2 escolas públicas no contraturno das aulas regulares
Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.
Descrição: Labor realiza a gestão recursos humanos do projeto Aula Extra: 1 Coordenadora, 4 líderes de ciências, 2 tutores de recreação, 2 tutores artes e 2 estagiários /mês e a gestão compra de material.
Objetivo geral: Realizar a gestão do projeto para a Empresa Tênares, garantindo os pagamentos nas datas corretas
Atividades:
Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.
Financiador: Kearney
Abrangência: São Paulo-SP
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio
Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.
Descrição do Projeto: Labor administra os recursos do projeto “Cultivando o Amanhã”, projeto da kearney de responsabilidade social, que oferece aos jovens bolsas de estudo para cursos técnicos ou pré-vestibular.
Objetivo geral: Administrar os recursos do projeto, fazendo a realização de pagamentos das bolsas, condução e outros gastos, com relatórios administrativos financeiros.
Atividades:
Elaboração de cronograma para pagamentos; Material didático; Auxílio alimentação; Auxílio transporte; Critérios de Escolha; Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.