CONHEÇA OS PROJETOS EM ANDAMENTO DA LABOR

Formação e apoio aos Educadores

Resolvendo o problema de sincronização.

O Pedagogo como Articulador do Processo Pedagógico

Descrição: Formação híbrida, para os pedagogos desenvolverem os planos de trabalho, com elaboração de ações formativas para seus professores contemplando as orientações do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem.

Objetivo geral: Contribuir com a formação continuada dos pedagogos do Ensino Fundamental para que elaborem, apliquem, avaliem e sistematizem planos de trabalho, com ações formativas para seus professores com teoria e prática, de acordo com o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem.

Financiador: SunCoke Energy

Abrangência: Estado do Espírito Santo, prioritariamente Serra.

Público-alvo: 294 escolas e 400 pedagogos

Produto: Plano de Trabalho com ações formativas

Atividades: Trabalho por polos; 2 oficinas para os mediadores de polos; 4 reuniões de alinhamento com a equipe nova da SEDU; 4 sessões de mentoria em 2 horários; 2 oficinas presenciais para os pedagogos; 4 Oficinas EAD para os pedagogos e 4 mentorias em dois horários para os pedagogos.
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A Prática da Educação Inclusiva - Ampliando os Horizontes

Descrição: A formação dos gestores será para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar; e a formação dos professores, para que realizem projetos com atividades práticas motivadoras, incluindo música, artes e movimentos, com foco na formação do ser humano integral. Ambos com o objetivo de criar práticas diferenciadas, com apoio das comunidades locais.


Objetivo geral: Garantir o direito de crianças e adolescentes terem uma educação de qualidade, respeitando sua fase de desenvolvimento e indo ao encontro de suas necessidades. Para isso, devem ser levadas em conta as características e demandas de todos os alunos e alunas, principalmente aqueles que têm deficiência ou dificuldades de aprendizagem.


Financiador: Instituto Mahle


Abrangência: Secretaria Municipal de Iporanga, São Paulo


Público-alvo: 4 Diretores, 40 professores e 3 coordenadores


Produtos: Projetos Políticos Pedagógicos revisados com princípios inclusivos; planejamento e execução de projetos que contemplem o currículo de Iporanga, com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.


Atividades:

• 5 oficinas de sensibilização “pensar, sentir e querer” para autoconhecimento, visando quebras de resistências, medos.

• 10 sessões de mentoria com os gestores para que mobilizem suas comunidades de modo que possam revisar os Projetos Políticos Pedagógicos de cada Escola, seguindo princípios inclusivos.

• 7 oficinas com os educadores orientando a elaboração, aplicação, avaliação e sistematização de projetos nas salas de aula com atividades motivadoras, incluindo música, movimento, artes e tecnologias.

• 5 rodas de conversa sobre educação inclusiva, sala do AEE, plano individual do estudante, habilidades socioemocionais, barreiras e comunicação.

• Criação e fortalecimento de grupos articuladores (representantes das instituições do município: Posto de Saúde, Conselho Tutelar entre outros).

• Diagnósticos do nível de aprendizado: inicial (avaliação zero), no meio e ao final do processo.

• Oferta de espaço virtual para que todos os participantes acessem os materiais trabalhados, bibliografia e vídeos, podendo ainda postar suas atividades.

Formação de Professores e Gestores escolares

Resolvendo o problema de sincronização.

Formação por Oficinas EAD para professores

Descrição: Curso EAD que contempla um Ambiente Virtual de Aprendizagem com aulas assíncronas, materiais de leitura, ebooks exclusivos para download, orientação para leitura de aprofundamento, mentorias e aulas síncronas para orientar os professores a elaborar, aplicar, avaliar e sistematizar pequenos projetos didáticos utilizando o ensino híbrido, com assessoria individual.

Curso: Elaborando Pequeno Projeto Didático (PPD), utilizando o Ensino Híbrido

Objetivo geral: Proporcionar condições para que os professores desenvolvam projetos, com recursos digitais e metodologias ativas, na perspectiva do ensino híbrido.

Financiador: Ação de voluntários da Kearney

Número de participantes: 47 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Abrangência: Secretaria Municipal de Educação de Valinhos, São Paulo.

Produto: Entrega do Pequeno Projeto Didático (PPD).

Atividades: 3 oficinas EAD de 1h30; 3 Sessões para tirar dúvidas no grupo Lab Digital; Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Entrega do Trabalho Final e certificação de 40 horas pela Secretaria.

Formato: Apadrinhamento de professores
Resolvendo o problema de sincronização.

Formação por Oficinas EAD para gestores

Descrição: Curso EAD para orientar os diretores e coordenadores a compreenderam a importância do Projeto Políticos Pedagógico (PPP), principalmente com a construção coletiva da proposta educacional da escola, peça central do PPP.

Curso: Revisando a Proposta Educacional da Escola

Objetivo geral: Orientar os gestores para a revisão da proposta educacional da Escola com instrumentos teórico-práticos com a participação da comunidade escolar.

Financiador: Grupo MOVE3

Abrangência: Secretaria Municipal de Educação de Valinhos, São Paulo.

Público alvo: 45 diretores, 45 coordenadores pedagógicos e 10 técnicos da Secretaria de Educação

Produto: Entrega da Proposta Educacional da Escola revisada e atualizada.

Atividades: 4 oficinas EAD de 2h; 4 Sessões de mentoria de 1h; Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Entrega do Trabalho Final; Certificação de 80 horas pela Secretaria.

Formato: Apadrinhamento de gestores

Produção de conteúdo

Resolvendo o problema de sincronização.

Hub de professores

Descrição do projeto: Desenvolvimento de conteúdos para professores dos Anos Iniciais da disciplina de Língua Portuguesa para a Plataforma Hub de Professores.

Objetivo geral: Desenvolver planos de aulas, atividades, dicas de livros, vídeos, podcasts, para os anos iniciais do Ensino Fundamental de língua portuguesa inspiradores para professores interessados.

Financiador: SEBRAE RS

Abrangência: Estado do Rio Grande do Sul.

Público alvo: Educadores do Estado do Rio Grande do Sul

Produtos:
• Banco de inovações - 6 inovações que mobilizaram os estudantes e comunidades.
• Turbine a aula - 12 indicações de filmes, livros, e músicas para inspirar e engajar.
• Baixe e imprima - 06 Atividades para imprimir e usar.
• Planoteca - 48 planos de aula para os educadores seguirem com suas turmas.
• Sala dos professores - 12 discussões na sala dos professores

Atividades: Produzir de conteúdo para a plataforma Hub de Professores que utilizem metodologias ativas e sejam baseadas na Base Nacional Comum Curricular.

Gestão de Projetos

Resolvendo o problema de sincronização.

Aula Extra

Descrição: Labor realiza a gestão recursos humanos do projeto Aula Extra: 1 Coordenadora, 4 líderes de ciências, 2 tutores de recreação, 2 tutores artes e 2 estagiários /mês e a gestão compra de material.

Objetivo geral: Realizar a gestão do projeto para a Empresa Tênares, garantindo os pagamentos nas datas corretas

Financiador: Confab/Tenaris

Abrangência: Município Pindamonhangaba-SP

Público-alvo: 6 profissionais da área da Educação que atuam em 2 escolas públicas no contraturno das aulas regulares

Produto: Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Atividades: Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.
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Cultivando o amanhã

Descrição do projeto: Labor administra os recursos do projeto “Cultivando o Amanhã”, projeto da kearney de responsabilidade social, que oferece aos jovens bolsas de estudo para cursos técnicos ou pré-vestibular.

Objetivo geral: Administrar os recursos do projeto, fazendo a realização de pagamentos das bolsas, condução e outros gastos, com relatórios administrativos financeiros.

Financiador: Kearney

Abrangência: Município de São Paulo

Público alvo: Estudantes do Ensino Médio

Produto: Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Atividades: Elaboração de cronograma para pagamentos; Material didático; Auxílio alimentação; Auxílio transporte; Critérios de Escolha; Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.

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