CONHEÇA OS PROJETOS EM ANDAMENTO DA LABOR
Formação e apoio aos Educadores

screen

O Pedagogo como Articulador do Processo Pedagógico

Financiador: SunCoke Energy

Abrangência: Estado do Espírito Santo, prioritariamente Serra.

Público-alvo: 294 escolas e 400 pedagogos

Produto: Plano de Trabalho com ações formativas

Atividades: Trabalho por polos; 2 oficinas para os mediadores de polos; 4 reuniões de alinhamento com a equipe nova da SEDU; 4 sessões de mentoria em 2 horários; 2 oficinas presenciais para os pedagogos; 4 Oficinas EAD para os pedagogos e 4 mentorias em dois horários para os pedagogos.

Descrição: Formação híbrida, para os pedagogos desenvolverem os planos de trabalho, com elaboração de ações formativas para seus professores contemplando as orientações do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem.

Objetivo geral:
Contribuir com a formação continuada dos pedagogos do Ensino Fundamental para que elaborem, apliquem, avaliem e sistematizem planos de trabalho, com ações formativas para seus professores com teoria e prática, de acordo com o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem.

Financiador: SunCoke Energy

Abrangência: Estado do Espírito Santo, prioritariamente Serra.

Público-alvo: 294 escolas e 400 pedagogos

Produto: Plano de Trabalho com ações formativas

Atividades: Trabalho por polos; 2 oficinas para os mediadores de polos; 4 reuniões de alinhamento com a equipe nova da SEDU; 4 sessões de mentoria em 2 horários; 2 oficinas presenciais para os pedagogos; 4 Oficinas EAD para os pedagogos e 4 mentorias em dois horários para os pedagogos.

Palestrantes

screen

A Prática da Educação Inclusiva - Ampliando os Horizontes

Financiador: Instituto Mahle

Abrangência: Secretaria Municipal de Iporanga, São Paulo

Público-alvo: 4 Diretores, 40 professores e 3 coordenadores

Produtos: Projetos Políticos Pedagógicos revisados com princípios inclusivos; planejamento e execução de projetos que contemplem o currículo de Iporanga, com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Descrição: A formação dos gestores será para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar; e a formação dos professores, para que realizem projetos com atividades práticas motivadoras, incluindo música, artes e movimentos, com foco na formação do ser humano integral. Ambos com o objetivo de criar práticas diferenciadas, com apoio das comunidades locais.

Objetivo geral: Garantir o direito de crianças e adolescentes terem uma educação de qualidade, respeitando sua fase de desenvolvimento e indo ao encontro de suas necessidades. Para isso, devem ser levadas em conta as características e demandas de todos os alunos e alunas, principalmente aqueles que têm deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Atividades:
• 5 oficinas de sensibilização “pensar, sentir e querer” para autoconhecimento, visando quebras de resistências, medos.
• 10 sessões de mentoria com os gestores para que mobilizem suas comunidades de modo que possam revisar os Projetos Políticos Pedagógicos de cada Escola, seguindo princípios inclusivos.
• 7 oficinas com os educadores orientando a elaboração, aplicação, avaliação e sistematização de projetos nas salas de aula com atividades motivadoras, incluindo música, movimento, artes e tecnologias.
• 5 rodas de conversa sobre educação inclusiva, sala do AEE, plano individual do estudante, habilidades socioemocionais, barreiras e comunicação.
• Criação e fortalecimento de grupos articuladores (representantes das instituições do município: Posto de Saúde, Conselho Tutelar entre outros).
• Diagnósticos do nível de aprendizado: inicial (avaliação zero), no meio e ao final do processo.
• Oferta de espaço virtual para que todos os participantes acessem os materiais trabalhados, bibliografia e vídeos, podendo ainda postar suas atividades.

Palestrantes

Formação de Professores e Gestores escolares

screen

Formação por Oficinas EAD para professores


Financiador: Ação de voluntários da Kearney

Curso: Elaborando Pequeno Projeto Didático (PPD), utilizando o Ensino Híbrido

Abrangência: Secretaria Municipal de Educação de Valinhos, São Paulo.

Número de participantes:
47 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Produto: Entrega do Pequeno Projeto Didático (PPD).

Formato: Apadrinhamento de professores

Descrição: Curso EAD que contempla um Ambiente Virtual de Aprendizagem com aulas assíncronas, materiais de leitura, ebooks exclusivos para download, orientação para leitura de aprofundamento, mentorias e aulas síncronas para orientar os professores a elaborar, aplicar, avaliar e sistematizar pequenos projetos didáticos utilizando o ensino híbrido, com assessoria individual.

Objetivo geral: Proporcionar condições para que os professores desenvolvam projetos, com recursos digitais e metodologias ativas, na perspectiva do ensino híbrido.

Atividades:
3 oficinas EAD de 1h30; 3 Sessões para tirar dúvidas no grupo Lab Digital; Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Entrega do Trabalho Final e certificação de 40 horas pela Secretaria.

Palestrantes

screen

Formação por Oficinas EAD para gestores

Financiador: Grupo MOVE3

Curso: Revisando a Proposta Educacional da Escola

Abrangência: Secretaria Municipal de Educação de Valinhos, São Paulo.

Público-alvo: 45 diretores, 45 coordenadores pedagógicos e 10 técnicos da Secretaria de Educação

Produto: Entrega da Proposta Educacional da Escola revisada e atualizada.

Formato: Apadrinhamento de gestores

Descrição: Curso EAD para orientar os diretores e coordenadores a compreenderam a importância do Projeto Políticos Pedagógico (PPP), principalmente com a construção coletiva da proposta educacional da escola, peça central do PPP.

Objetivo geral: Orientar os gestores para a revisão da proposta educacional da Escola com instrumentos teórico-práticos com a participação da comunidade escolar.

Atividades:
4 oficinas EAD de 2h; 4 Sessões de mentoria de 1h; Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Entrega do Trabalho Final; Certificação de 80 horas pela Secretaria.

tela

Vamos construir nosso futuro

Financiador: BrazilFoundation

Abrangência: Areias e Cunha (SP)

Público alvo: 60 educadores das redes municipais e estaduais

Produto: Portfólio com as ações dos professores e os projetos dos jovens .

Descrição: O foco principal é Educação. Por meio de metodologias ativas e projetos é possível reduzir a evasão e o atraso escolar. Este projeto terá como foco as escolas públicas municipais de Areias e Cunha-SP, com provável desdobramento futuro para outros municípios da região.
E o foco associado será Meio Ambiente. Com essa metodologia, os educadores mobilizarão jovens e suas comunidades para atuar em projetos interdisciplinares voltados às demandas locais. Atualmente, assim como nos próximos anos, uma forte demanda na região será a recuperação e preservação das nascentes do Rio Paraíba do Sul.

Objetivo geral: Formar gestores e professores com uma metodologia participativa e inovadora, que engaja os estudantes para uma aprendizagem significativa, onde são protagonistas, por meio de projetos interdisciplinares e a utilização de outras metodologias ativas e recursos digitais. Para isso os gestores são orientados a mobilizar suas comunidades para a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, alinhados com a BNCC e plano de ação, para diminuir a evasão e atraso escolar.

Atividades: 8 oficinas presenciais, Utilização da plataforma para acessar todos os materiais; Atividades práticas a serem realizadas entre as Oficinas com estudantes aplicando seus projetos; Entrega do Trabalho Final; Certificação de 120 horas pela Secretaria.

Palestrantes

Produção de conteúdo

screen

Hub de professores

Financiador: SEBRAE RS

Abrangência: Estado do Rio Grande do Sul.

Público-alvo: Educadores do Estado do Rio Grande do Sul

Produtos:
• Banco de inovações - 6 inovações que mobilizaram os estudantes e comunidades.
• Turbine a aula - 12 indicações de filmes, livros, e músicas para inspirar e engajar.
• Baixe e imprima - 06 Atividades para imprimir e usar.
• Planoteca - 48 planos de aula para os educadores seguirem com suas turmas.
• Sala dos professores - 12 discussões na sala dos professores

Descrição do Projeto: Desenvolvimento de conteúdos para professores dos Anos Iniciais da disciplina de Língua Portuguesa para a Plataforma Hub de Professores.

Objetivo geral: Desenvolver planos de aulas, atividades, dicas de livros, vídeos, podcasts, para os anos iniciais do Ensino Fundamental de língua portuguesa inspiradores para professores interessados.

Atividades:

Produzir de conteúdo para a plataforma Hub de Professores que utilizem metodologias ativas e sejam baseadas na Base Nacional Comum Curricular.

Palestrantes

Gestão de projetos

screen

Aula extra

Financiador: Confab/Tenaris

Abrangência: Município Pindamonhangaba-SP

Público-alvo:
6 profissionais da área da Educação que atuam em 2 escolas públicas no contraturno das aulas regulares

Produtos:

Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Descrição: Labor realiza a gestão recursos humanos do projeto Aula Extra: 1 Coordenadora, 4 líderes de ciências, 2 tutores de recreação, 2 tutores artes e 2 estagiários /mês e a gestão compra de material.

Objetivo geral: Realizar a gestão do projeto para a Empresa Tênares, garantindo os pagamentos nas datas corretas

Atividades:
Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.

Palestrantes

screen

Cultivando o amanhã

Financiador: Kearney

Abrangência: Município de São Paulo

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Produtos:
Relatórios mensais do gerenciamento administrativo financeiro do projeto.

Descrição do Projeto: Labor administra os recursos do projeto “Cultivando o Amanhã”, projeto da kearney de responsabilidade social, que oferece aos jovens bolsas de estudo para cursos técnicos ou pré-vestibular.

Objetivo geral: Administrar os recursos do projeto, fazendo a realização de pagamentos das bolsas, condução e outros gastos, com relatórios administrativos financeiros.

Atividades:
Elaboração de cronograma para pagamentos; Material didático; Auxílio alimentação; Auxílio transporte; Critérios de Escolha; Pagamentos mensais de despesas decorrentes das ações do projeto.

Palestrantes

Fale conosco
contato@labor.org.br
+55 (11) 2924 7053 (fixo)
+55 (11) 99544 9355 (whatsapp)

Localização
Nosso Escritório
CIVI-CO | Negócios de Impacto Social
Rua dos Glicinías, 178
Mirandópolis, São Paulo/SP, 04048-050

Espaço Compartilhar FICAS
Rua Dr. Lopes de Almeida, 180
Vila Mariana, São Paulo/SP, 04120-070

Horário de Funcionamento
De Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.