Labor Educacional

Ser professor é para poucos

É fato, e não temos dúvidas, o quanto é difícil ser professor atualmente. Os desafios são enormes e não importa se são escolas públicas ou particulares que os problemas existem.

Basta assistir os jornais que vemos as agressões físicas, morais e emocionais que os educadores recebem ao longo da sua trajetória profissional. Nos deparamos com queixas de desgaste emocional o tempo todo, a insatisfação na carreira, salários baixos, falta de reconhecimento e até de materiais básicos nas escolas. O mundo educacional está caótico. Quantos professores você conhece que já sofreram ataque de pânico, depressão, tentativa de suicídio? Infelizmente essa taxa no Brasil é alta.

Por outro lado, já percebeu que as aulas em um geral têm sido desinteressantes para essa geração? Reter a atenção dos estudantes e fazer com eles sejam participativos nunca foi tão difícil. Além disso encontramos um grande concorrente que rouba a atenção dos alunos dentro da própria sala de aula, o celular. É inevitável o avanço da tecnologia para dentro das escolas sendo que esses ambientes de aprendizagem estão atrasados no tempo. Será que podemos usá-la a nosso favor?

E os números não nos deixam mentir, o Brasil tem a maior taxa de evasão e abandono escolar do Mercosul. Um país tão rico mas possui uma realidade tão triste na educação.

Contudo, as dores e os desafios são muitos mas será que conseguimos reverter esse cenário? O quê podemos fazer que está ao nosso alcance? É hora de pensar estrategicamente, arregaçar as mangas, por as ações em prática e atuar. Não podemos colocar toda a culpa no governo e esperar que ele faça algo, nós também podemos nos unir, agir e fazer a diferença.

#Partiu transformar a educação brasileira?