Labor Educacional

Google: Como fazer pesquisas mais rápidas e assertivas no Google?

Quantas vezes você queria buscar algum material novo para suas aulas ou tirar uma dúvida e disseram: “Procura no Google!”

Ou quantas vezes pedimos para nossos alunos realizarem uma pesquisa e na bibliografia colocaram apenas: Google?

Quando falamos ou lemos a palavra Google, logo vem em mente a empresa que marcou história com uma ferramenta de busca confiável, rápida e relevante.

Neste artigo você aprenderá além do conceito da ferramenta Google, mas como orientar melhor seus alunos nas pesquisas feitas para os trabalhos escolares.

O que é Google?
O Google, também conhecido como Gigante das Buscas, é uma empresa tecnológica multinacional de serviços online e software que foi fundada em 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como doutorandos.

A missão declarada da empresa desde o início foi “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil” e é exatamente isto que ela nos entrega. Não é?

Curiosidade: O que significa a palavra Google?

Sabia que Google é um termo gerado a partir do termo googol que foi inventado pelo cientista Dr. Edward Kasner, da Universidade de Columbia.

O Dr. Kasner gostaria de nomear a centésima potência do número 10 (ou o mesmo que o número 1 seguido de 100 zeros) mas que fosse um nome sonoro e fácil de recordar.

E como ele não estava satisfeito com este número absurdo, ele criou o googo-plex, que equivale a um googol seguido de um googol de zeros. Consegue imaginar esse número? Porque não existe nada no Universo (nem estrelas, nem grãos de poeira, nem de átomos) que sequer chegue perto de um googol.

Ao perguntar ao sobrinho, qual palavra vinha em sua mente, que fosse capaz de representar o maior número que ele pudesse imaginar, o garoto prontamente respondeu: Googol.

Quando o nome foi sugerido, imediatamente pareceu como uma boa ideia. Afinal, o mecanismo que eles haviam criado tentava fazer exatamente isso: organizar um número inimaginável de páginas.

Assim, a única utilidade do termo googol desde o momento de sua invenção, foi a de servir de inspiração para o Google, aproximando a ideia de um número extenso com a da elasticidade inesgotável dos limites da web.

Dicas para auxiliar seus alunos a realizarem pesquisas mais rápidas e assertivas

É possível tornar suas pesquisas mais refinadas e trazer resultados mais precisos para cada tentativa de busca no Google. A plataforma oferece uma série de atalhos e macetes para tornar a experiência mais exata a partir de caracteres especiais.

Confira abaixo algumas dicas, fornecidas pelo próprio Google, para ensinar seus alunos a fazerem pesquisas mais rápidas e assertivas:

Pesquisar em redes sociais
Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: “@twitter”.

Pesquisar um preço

Coloque $ antes de um número. Por exemplo: “câmera $400”.

Pesquisar hashtags

Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: “#desafiodogelo”.

Excluir palavras da pesquisa

Coloque o sinal de subtração (-) antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo: “velocidade do jaguar -carro”.

Pesquisar uma correspondência exata

Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo: “prédio mais alto do mundo”.

Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas

Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo: “maior * do mundo”.

Pesquisar dentro de um intervalo de números

Coloque “..” entre dois números. Por exemplo: “câmera $50..$100”.

Combinar pesquisas

Coloque “OR” entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo: “maratona OR corrida”.

Pesquisar um site específico

Coloque “site:” antes de um site ou domínio. Por exemplo: “site:olhardigital.com.br”.

Pesquisar sites relacionados

Coloque “related:” antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo: “related:olhardigital.com.br”.

Ver detalhes sobre um site

Coloque “info:” antes do endereço do site.

Ver a versão em cache do Google de um site

Coloque “cache:” antes do endereço do site.

Os pilares de uma educação inclusiva

Você já reparou como tem se tornado cada vez mais comum ouvirmos e vermos questões sobre a “inclusão” em diferentes espaços? Nas matérias jornalísticas, nas propagandas e ações publicitárias, nas

Ler Mais