Labor Educacional

Atividade da Vida Diária em todas as áreas do conhecimento!

Inserir Atividades da Vida Diária no currículo é um exercício de criatividade para os professores. Para os alunos, a vivência prática do material didático é fundamental para criar protagonismo.

Foi em uma aula de Ciências que a professora Marina ensinou aos alunos sobre combustão. Utilizou uma AVD como exemplo: o cenário imaginário era a cozinha de casa, representada por um fogareiro, onde são preparadas as refeições. Marina falou aos alunos sobre materiais condutores, o tipo de gás utilizado na cozinha doméstica e ainda conscientizou a turma sobre perigos e cuidados com o fogo.

À medida em que as AVDs passam a fazer parte da rotina de aulas, o interesse dos alunos aumenta e a criatividade dos professores torna-se combustível para o ensino. Afinal, compartilhar conhecimento é a parte mais encantadora do verbo educar!

AVDs para todas as áreas do conhecimento

Enquanto na sala de aula da professora Marina uma série de conhecimentos em Ciências atiçou a curiosidade dos alunos, outros professores podem se inspirar e colocar Atividades da Vida Diária em suas disciplinas.

A Proposta Pedagógica Labor coloca as AVDs como disciplina regular do currículo das escolas. A seguir você tem alguns exemplos práticos e bem simples das Atividades da Vida Diária colocadas em diferentes áreas do conhecimento.

1. Estudos sociais: história, geográfica, organização sociopolítica

• Ensinar os alunos a ler e interpretar seus dados e documentos pessoais: nome, carteira de identidade, certidão de nascimento, caderneta escolar.

• Estimular o aprendizado sobre a geografia e a história do bairro e da cidade por meio de observação. Passeios monitorados para conhecer pontos turísticos, identificação de monumentos, observação de árvores, análise da ocupação do espaço.

• Compreender o funcionamento da estrutura pública: da escola a serviços de saúde, arte e cultura. Conversas com servidores, visitas guiadas , leitura de guias e manuais.

• Simulações de eleições dentro das escolas, para facilitar a compreensão de processos eleitorais e introduzir temas relacionados à política.

2. Ciências: higiene e saúde

• Apresentar a importância de cuidados pessoais com atividades práticas. Escovação de dentes, cuidados com a alimentação, noções básicas de higiene alimentar.

• Falar sobre vacinação: por que é importante? Visitação a postos de saúde e conversa com profissionais da área ajudam a trazer também o olhar sobre o assunto como ofício.

• Exercícios de observação do próprio corpo: medir peso e altura, observar a variação dos batimentos cardíacos após uma atividade física, com noções de primeiros socorros.

3. Ciências: física

• Atividades práticas, de observação e manipulação. A água é um ótimo recurso para experiências em sala de aula: é líquida, sólida e também pode ser condensada. Além disso, há um importante gancho para temas ambientais, como a preservação dos recursos da natureza.

• Ensinar temas como velocidade, movimento e eletricidade utilizando AVDs: passeios de bicicleta, observação do funcionamento de uma casa por meio dos movimentos de engrenagens como fechaduras, roldanas de portas e cortinas.

• Fogo e combustíveis: foi por meio de AVDs que a professora Marina levou os alunos a compreenderem a importância do fogo, da eletricidade e da combustão no dia a dia.

Inserir atividades do cotidiano na rotina escolar ainda é um desafio para sua escola? Converse com a Labor Educacional. Nosso objetivo é transformar a educação no Brasil e colocar os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem.