Labor Educacional

Escola e comunidade: uma relação essencial para a educação

Como criar sinergia entre professores, pais e alunos? Por que ela é benéfica para a educação?

Em 2017, o número de crianças matriculadas no ensino fundamental foi de 12,019 milhões e no Ensino Médio, cerca de 7 milhões de alunos. Segundo o censo realizado pelo MEC, houve redução no número em relação a 2016. Mas o dado que preocupa é a evasão escolar no ensino médio: a taxa registrada foi de 11,2%.

Afinal, porque crianças e jovens abandonam a escola? A pergunta não tem uma resposta só – mas quando escola e comunidade caminham juntas, fica mais fácil trilhar novos passos para um futuro onde a educação seja valorizada.

Sua escola tem parceria com a comunidade?

Saiba que este é o primeiro passo para a criação de uma proposta pedagógica mais efetiva: estabelecer parceria para conhecer os desafios, as limitações e as potencialidades da região onde a escola está e, juntos, buscar soluções.

Segundo pesquisa feita pela Dra. Heloísa Shysmanski da PUC-SP, com o apoio da Labor Educacional, “mobilizar os familiares e a comunidade para participar da construção do Projeto Político Pedagógico ajuda os alunos a ter sucesso na vida escolar e colabora para diminuir a evasão e a violência. Afinal, Família e Escola têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem”.

Aqui estão algumas dicas importantes que os gestores das escolas públicas podem fazer durante o processo de planejamento pedagógico. Elas ajudam a identificar possíveis problemas e adaptar a aprendizagem às reais necessidades dos alunos da comunidade.

Quanto maior e mais positiva for a interação entre a escola e a comunidade a qual ela atende, maior a probabilidade de a escola oferecer aos seus alunos um ensino harmonioso, sólido e proveitoso.

METAS

Procurar conhecer e trocar experiências com a comunidade

Favorecer vínculos positivos de parceria com os pais de alunos

Evitar depender dos pais para cumprir objetivos da escola. Exemplo: cabe à escola ensinar e aos pais estabelecerem horário de estudo.

Uma grande relação começa com pequenos passos

A tradicional reunião de pais e professores nem sempre funciona de forma eficaz nas escolas públicas. Muitas vezes os comunicados sequer chegam aos responsáveis pelos alunos. Some a isso a dificuldade em entender os porquês: “por que eu preciso ir até a escola do meu filho?”, “por que a escola não fala diretamente com ele?”. A transferência da responsabilidade acontece de forma sistemática, sem que haja um diálogo aberto sobre a importância da participação ativa dos pais no processo educacional.

Por isso, em vez de impor reuniões regulares, que tal começar tudo de novo, sob outro olhar? Convide os pais a conhecerem a escola, os projetos desenvolvidos pelos alunos. Estimule-os a participarem de debates abertos, em que cada um pode sinalizar suas dificuldades em acompanhar os estudos dos filhos, as rotinas familiares e as dúvidas sobre o papel da escola e dos professores.

Você também pode organizar uma agenda para feedbacks individuais junto aos pais dos alunos. Sentar e ouvir a história de cada família ajuda a tornar a experiência muito mais enriquecedora. “Ah, mas eu não tenho tempo para isso!” – que tal começar de outra forma, então? Um e-mail, uma cartinha em que os pais possam responder algumas questões e sintam-se à vontade para ir até a escola compartilhar suas dificuldades. O caminho pode não ser fácil, mas com uma boa dose de empenho e comunicação, novos horizontes começarão a se desenhar.

Dica da Labor:

Plano para conhecer melhor seu aluno e comunidade

Imaginar algumas formas de conseguir informações sobre o aluno, como por ex. pedir que conte sobre si, sua família, sua casa;

Escrever um roteiro de perguntas ou itens para serem respondidos de modo a obter as informações que você acha importantes.

Escolher alunos que serão entrevistados, segundo critérios estabelecidos por você.