Preparar cidadãos para viver frente aos desafios da sociedade moderna: como incluir Atividades da Vida Diária na grade curricular.
Em breve terá início mais um ano letivo. Enquanto este dia não chega, professores e gestores de educação trabalham no planejamento das aulas. É hora de pensar nas metodologias de avaliação e analisar novas possibilidades para tornar o ensino mais dinâmico. Que tal inserir conteúdos de AVD nas disciplinas que já estão estruturadas na sua escola? Elas contribuem para criar um ambiente que desperta curiosidade, estimulando os alunos a participarem de forma mais ativa.
Além disso, a inserção de Atividades da Vida Diária na rotina escolar é uma ponte eficaz entre a vida do aluno em sala de aula e em casa. Veja os porquês:
1. Ao entender conceitos básicos de cozinha, costura, elétrica, marcenaria, hidráulica e tantos outros, muitos alunos passam a compreender melhor a profissão de seus próprios pais.
2. Há uma importante ligação entre as AVDs e vários conteúdos trabalhados em sala de aula. Língua portuguesa, matemática e ciências são algumas das disciplinas que oferecem muito mais do que o saber: permitem “entender como as coisas funcionam”.
3. Quando o professor insere AVDs em sala de aula, torna o aprender muito mais acessível, baseado em situações comuns do cotidiano das crianças.
A Proposta Pedagógica Labor inclui as AVDs como disciplina regular a ser trabalhada em sala de aula. A seguir, você confere algumas ideias de como trabalhar estas atividades em conjunto com os conteúdos que já são normalmente ministrados. O foco deste artigo é em três pilares: linguagem, matemática e ciências.
1. Inserção de AVD na linguagem – língua portuguesa- alfabetização
• Estimular a absorção da linguagem pela leitura de placas, avisos, rótulos de produtos;
• Realizar oficinas de linguagem utilizando revistas em quadrinhos, jornais e outros materiais impressos do dia a dia;
• Trabalhar a compreensão da área audiovisual: programas de TV, rádio, filmes e vídeos;
• Desenvolver atividades de redação relacionadas a atividades do cotidiano: escrever cartas para os pais, trocar bilhetes com os colegas, redigir textos sobre o fim de semana.
2. Inserção de AVD na matemática
• Estimular a compreensão da matemática identificando objetos geométricos em sala de aula e realizando a contagem de itens como livros, carteiras, número de alunos;
• Trabalhar a compreensão de números e equações matemáticas analisando preços de produtos, simulando uma compra de supermercado;
• Desenvolver a autonomia em relação ao uso inteligente do dinheiro: quanto custa cada coisa, do passe de ônibus a um brinquedo;
• Medir objetos, espaços, tirar as medidas do próprio corpo, a fim de criar a noção da relação entre a matemática e a vida prática.
3. Inserção de AVD na área de ciências – biologia
• Desenvolver atividades de plantio de temperos, alimentos – a conhecida prática do pé de feijão, por exemplo;
• Atividades ao ar livre para observar plantas, animais e o próprio solo;
• Principais cuidados com animais: aqui, as atividades podem ser relacionadas ao conhecimento sobre insetos, bichos peçonhentos e também cuidados com os pets;
• Visitações a supermercados, locais de criação de aves e frutarias, para que os alunos compreendam o papel da biologia na vida cotidiana.
Com a aplicação de atividades simples no ambiente escolar, os alunos passam a relacionar o que aprendem em sala de aula com aquilo que vivenciam em casa e na comunidade. Um ponto bastante positivo destas práticas é que os conhecimentos passam a ser compartilhados dentro de casa, proporcionando maior sinergia entre o ambiente familiar e a escola e estimulando os pais a participarem do processo de aprendizagem de forma mais ativa.
Quer saber mais sobre a Proposta Pedagógica Labor? Entre em contato. Ajude a transformar a educação no nosso país! Você pode contribuir como doador ou solicitar uma consultoria da Labor Educacional na sua escola.
- Por Equipe Labor