Labor Educacional

Fim de ano é tempo de celebrar com a escola

Avaliações, metas, estratégias e planos de ação. Em meio às atividades de fim de ano, a celebração não pode ficar de fora.

Fim do ano letivo e já começam os preparativos para 2019. Hora de fazer a avaliação institucional e o plano estratégico para o próximo período. Neste processo os gestores se deparam com dificuldades naturais do dia a dia: os projetos que não saíram do papel, as metas que não foram 100% atingidas… mas tão importante quanto esta análise é saber celebrar as pequenas conquistas. Cada avanço, por menor que seja, impacta positivamente o cenário da educação no Brasil.

Pense positivo!

Celebrar as vitórias traz sensação de pertencimento e ajuda a buscar novas conquistas. Há um ano inteiro pela frente para recomeçar e fazer dar certo.

Quantos projetos deram certo esse ano! Quantas emoções, alegrias! Quantos alunos aprenderam coisas novas, se tornaram protagonistas, fizeram trabalhos incríveis! Quantos professores inovaram em sala de aula! Quantos funcionários foram proativos e implantaram melhorias! Quantos pais fizeram parceria com a escola! Quantos elogios a Escola recebeu!

Perceba que basta mudar a entonação – de questionamento para afirmação – e você vai refletir sobre todos os bons momentos que a instituição vivenciou durante o ano.

Celebrar é fundamental

Que tal preparar uma celebração de fim de ano escolar bem bacana? Você costuma fazer uma grande festa de encerramento com todos os públicos? Ou os professores fazem a celebração com cada classe? Com todas ao mesmo tempo? E para professores e funcionários? E para os pais, qual é a programação?

Uma celebração bem planejada tem importantes ganhos para toda a comunidade:

• Reforça laços e aumenta o grau de positividade de educadores, funcionários, pais e alunos da escola.

Comemore com a equipe e alunos os ganhos do ano e façam planos para o próximo ano. Engajamento na educação sempre traz bons resultados!

• Fortalece a parceria com as famílias.

A celebração de fim de ano é um excelente momento para mostrar a escola e as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o ano. Muitas vezes, os familiares não entendem os motivos de alguns projetos ou as atividades propostas pela escola. Dê significado a estas ações!

• Melhora a autoestima dos alunos.

Estimular os alunos a mostrar o que aprenderam na escola, como é a rotina, a infraestrutura da escola. São pequenas ações que fazem os alunos sentirem-se protagonistas dentro da própria comunidade. Com certeza isso fará toda a diferença na qualidade das apresentações e na valorização dos alunos.

Dica da Labor:

Monte um painel com todos os projetos, colocando em destaque os resultados significativos. Coloque fotos de alunos, funcionários, frases de agradecimento e convide a comunidade a conhecer mais a escola por meio deste resumo do sucesso!