Labor Educacional

O que eu preciso fazer para dar aula de Educação Empreendedora?

O que o professor precisa fazer para desenvolver um projeto de Educação Empreendedora?

Para abordar o tema na sua disciplina o professor precisa ir em busca de cinco pontos chave que incluem:

1. Usar a tecnologia – as ideias inovadoras dos professores podem potencializar o aprendizado se estiverem relacionadas com as tecnologias. Por isso, se você quer ser um professor empreendedor, aprenda a lidar com a tecnologia de maneira benéfica e descubra como ela pode ajudá-lo a elaborar aulas mais criativas e interativas.

2. Ter o espírito colaborativo – na Educação Empreendedora é fundamental o trabalho em equipe, tanto dos alunos para desenvolver as soluções, quanto dos professores. É portanto uma oportunidade para realizar um projeto interdisciplinar com apoio de outros educadores.

3. Estar por dentro das últimas tendências – sejam abertos para as novidades, principalmente trazidas pelos alunos que são hiperconectatos e podem te ensinar muito. Além disso, não tenha medo de sair da zona de conforto e não deixam de lado a oportunidade de testar as novidades na sala de aula.

4. Conhecer o aluno – pratique a empatia e compreenda o perfil de cada aluno. Permita que ele traga os problemas de acordo com a visão dele, levante hipóteses e sugira as soluções, e só então conduza o desenvolvimento do projeto junto dele.

5. Desenvolver um planejamento adequado – um planejamento bem elaborado é fundamental. Para que um projeto inovador se perpetue em um cenário tradicional, como o da educação, é preciso muito estudo, planejamento e excelência na execução, um simples erro pode jogar a baixo toda a inovação pedagógica proposta pela escola.

O dever do professor ao abordar o empreendedorismo é conseguir construir certas respostas em conjunto com os alunos para questões muito importantes como: o que te incomoda? Como podemos deixar o mundo melhor? Podemos fazer alguma coisa para as futuras gerações? Qual é o seu maior sonho? É possível realizá-lo? Este é a principal função, ajudar os jovens na estruturação da busca por seus ideais e mostrar que é possível alcançar o sucesso pessoal e profissional. Mas o preparo do educador é o fator primordial para esse processo ser bem sucedido ou não, por isso é tão importante estar preparado para atuar de forma inovadora.

Leia mais!

Por que adotar a Educação Empreendedora no Ensino Básico?

Principais motivos para adotar a Educação Empreendedora na sua escola

A primeira avaliação do ano

O fim do primeiro trimestre escolar é marcado pelas primeiras avaliações. Também é um momento decisivo para trabalhar as potencialidades e dificuldades dos alunos. No ambiente escolar, os meses de

Ler Mais