Labor Educacional

A escrita como uma habilidade socioemocional

As habilidades socioemocionais são essenciais na formação das/os nossas alunas/os. Mas, apesar de sabermos isso, como é que nós educadores/as podemos desenvolver e valorizar a educação socioemocional dos/as estudantes?

A escrita é um caminho possível!

Uma prática pedagógica ou um currículo de aprendizagem que se baseia na escrita pode acontecer por inúmeras trajetórias metodológicas, desde a criação de um poema, um diário de bordo e até mesmo um livro e/ou ebook. Nesses processos educativos, os/as alunas/os podem desenvolver habilidades como senso crítico, criatividade e empatia, se estimulados/as durante as produções literárias.

Promover a escrita como uma estratégia em prol de uma educação socioemocional pode acontecer de diversas maneiras, por exemplo:

As habilidades não são desenvolvidas do dia para a noite, por isso, trabalhe com suas alunas/os de forma gradativa. Que tal destacar uma habilidade socioemocional por semana?! Assim, você dará a oportunidade do/a aluno/a entender melhor o processo;

Comece com atividades de escrita que dialoguem com o autoconhecimento/consciência, visando construir confiança e entendimento dos sentimentos;

Estimule o autogerenciamento. Dê alguns minutos para as/os alunas/os escreverem sozinhas/os, sem nenhum acompanhamento. Inclua tópicos como planejamento, metas, autocontrole, organização da estrutura textual, ainda que esses elementos sejam simples;

Proponha produções que elucidem responsabilidade social, amizade, respeito às diversidades e possibilitem uma reflexão crítica.

Não se esqueça que a tecnologia é uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem e suas múltiplas vertentes, inclusive em prol de uma educação socioemocional. As atividades de escrita podem ser híbridas, as/os alunas/os são incentivadas/os a escrever à mão o texto base e depois transformar esses materiais/projetos visuais em ebooks, animações e muitas outras ações que despertem a imaginação.

Todas as sugestões são maneiras de abordar atividades de escrita que favorecem o desenvolvimento saudável dos/as estudantes, dando condições para que se desenvolvam de forma equilibrada e respeitosa.

E você? Usa a escrita para mediar os saberes e habilidades socioemocionais das/os suas/seus alunas/os?

Saúde mental na educação

Sendo a escola um espaço de vivência e desenvolvimento entre crianças, adolescentes, educadores/as e toda a comunidade escolar — entende-se que esse espaço é um ambiente essencial para o fortalecimento

Ler Mais