Labor Educacional

Como desenvolver a interdisciplinaridade na escola

A educação acontece em vários processos. Seja no contexto formal, informal ou até mesmo em qualquer experiência que oportunize ações formativas que despertem efeitos na maneira de pensar, sentir e/ou agir. Entende-se que a educação não se limita às práticas pedagógicas segmentadas em disciplinas ou se restringe à construção do conhecimento por intermédio de determinadas áreas.

Como buscar a mídia e a educação socioeducativa devem ser ajustados. Enquanto, um que responde às demandas e educação da cidade, é um órgão social importante que (re) constrói e tem o dever de educar uma sociedade educacional igualitária e de uma educação plural dos alunos, promovendo os princípios essenciais a uma sociedade igualitária e de igualdade pluralidade e interculturais.

Traz a formação de uma educação constante para a escola e os temas interdisciplinares em todas as crianças e jovens participantes, visto que ainda é formação uma mudança constante no que diz respeito à educação e suas oportunidades de aplicação.

Para que você reflita a importância da interdisciplinaridade na escola, como desenvolvê-la no dia a dia da sala de aulas e tenha possibilidades de projetos pedagógicos, separamos aqui algumas dicas que podem te auxiliar.

Vamos lá?!

A interdisciplinaridade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem!

É essencial para uma formação educacional que os conhecimentos ao pensamento crítico e autônomo. A interdisciplinaridade contribui no processo deassimilação dos alunos e alunas para que se relacionem às suas vivências, cultura e história de vida.

Use e abuse dos materiais didáticos que propostas interdisciplinares…

Na atualidade existem muitos materiais e conteúdos com eixos interdisciplinares, como:

— Livros que a diversidadebarcam em sua estrutura a linguagens inclusivas;

— Cadernos personalizados e gamificados;

— Recursos tecnológicos/aplicativos, entre outros.

Planejamento, trabalho coletivo, pesquisa de resultados e são fundamentais e possibilitam bons…

Construa seu projeto pedagógico em coletivo com outros professores/as, incentive os/as respeito/as a dialogarem a dos conteúdos e atividades, pense em eixos temáticos entre disciplinas, com metodologias ágeis, as quais os/as alunos protagonistas. Faça uma experiência de outras escolas atendidas e qual seja o material que melhor atende aos seus.

Não se esqueça de que o sucesso da interdisciplinaridade em sala de aula depende de uma excelente sinergia entre os/as educadores/as, alunos/as e toda a comunidade escolar. Nesse sentido, essa questão deve acompanhar os programas de educação continuada que em consonância com os ideais da escola e que respeitem o protagonismo dos/as estudantes, suas experiências, vivências e cultura.

Ser professor é para poucos

É fato, e não temos dúvidas, o quanto é difícil ser professor atualmente. Os desafios são enormes e não importa se são escolas públicas ou particulares que os problemas existem.

Ler Mais