Labor Educacional

O ensino híbrido é a grande aposta para o novo normal das escolas

Perante aos desafios atuais interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos durante a pandemia e diante das aulas virtuais, é urgente e necessário retomarmos o significado o sentido, as teorias e as possibilidades de melhoramento das práticas pedagógicas por meio de metodologias ativas e do ensino híbrido, principalmente para o momento da retomada das aulas presenciais.

Você já pesquisou com seus alunos qual é o sentido da escola diante da facilidade de acesso à informação, sem limitações espaciais e temporais como são as aulas tradicionais, bem como diante da possibilidade de trocar ideias e desenvolver trabalhos colaborativos com jovens de todas as partes do mundo?

Faça esse teste e as respostas te convidará a pensar sobre a força das mudanças que estamos vivendo neste ano letivo, suas potencialidades e ameaças sob nossas práticas educativas, para os currículos e para as metodologias que tanto estávamos acostumados.

Mais do que nunca é preciso mudar nossa visão quanto ao processo ensino-aprendizagem, reinventar nossas salas de aula, analisar as contribuições trazidas pelos estudantes, os riscos e as mudanças advindas da interação com a cultura digital, da integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) que indiscutivelmente está sendo inevitável, e das linguagens midiáticas à prática pedagógica para a criação de contextos autênticos de aprendizagem midiatizados pelas tecnologias.

E para melhorar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem no retorno ao ambiente escolar é necessário recontextualizar as metodologias de ensino diante das novas práticas ligadas à cultura digital, ou seja, o ensino híbrido já era tido como tendência para o século XXI e agora é a grande aposta para o novo normal das escolas ao integrar as mídias e as TDIC às aulas presenciais, somando o que há de mais rico das aulas online com as offline.

E você, está preparado(a)?

Ser professor é para poucos

É fato, e não temos dúvidas, o quanto é difícil ser professor atualmente. Os desafios são enormes e não importa se são escolas públicas ou particulares que os problemas existem.

Ler Mais

Os pilares de uma educação inclusiva

Você já reparou como tem se tornado cada vez mais comum ouvirmos e vermos questões sobre a “inclusão” em diferentes espaços? Nas matérias jornalísticas, nas propagandas e ações publicitárias, nas

Ler Mais