Labor Educacional

O papel da escola nas Atividades da Vida Diária

A escola prepara o aluno para ganhar autonomia. Oferece a ele conhecimentos teóricos e práticos para seguir com os estudos, encontrar uma profissão, desenvolver uma carreira e contribuir com a sociedade. Mas, além da grade curricular, o conhecimento também é uma preparação para a vida. Seu plano pedagógico está adequado para desenvolver pessoas mais autônomas? Você sabe o que são as Atividades da Vida Diária?

As AVDs, como são chamadas na Proposta Pedagógica Labor, são conteúdos que buscam desenvolver habilidades essenciais para a autonomia dos alunos em suas vidas dentro e fora de sala de aula. A metodologia insere problemas e situações comuns do dia a dia, permitindo que os alunos tenham conhecimentos básicos a respeito de ofícios do cotidiano. É o momento de ir além do saber acadêmico e desenvolver o pensamento crítico das crianças.

O que são os ofícios do cotidiano?

Para pensar nas AVDs como parte do plano pedagógico da sua escola, é importante entender o que é ofício e o que é profissão.

O dia a dia é repleto de ofícios: cozinhar, costurar, trocar uma lâmpada, locomover-se pela cidade, arrumar o quarto. Um ofício específico, que demanda maior habilidade técnica, torna-se uma profissão. Um aluno pode aprender a trocar uma lâmpada e não necessariamente seguir a profissão de eletricista. Mas saber “como o mundo funciona” fará toda a diferença, independente da profissão que ele escolher.

Agora que você entendeu um pouco melhor o que são as AVDs, é hora de pensar como inserir este tema no plano pedagógico.

Escola para a vida

“… existem certas atividades de base que são apaixonantes para todos os homens e também para as crianças, úteis em toda parte e que serão o ponto central em torno do qual virão incorporar-se, segundo os lugares e as circunstâncias, as variedades devidas ao progresso tecnológico.”- Celso Freinet, professor e educador francês

Proposta Pedagógica Labor

A Labor adotou a área de Atividades da Vida Diária como uma disciplina formal nas escolas por três motivos:

1. Autonomia: as AVDs são conhecimentos necessários que toda criança precisa aprender

2. Facilitar o aprendizado: os conteúdos de AVD podem ser bons veículos para a compreensão e assimilação de conteúdos pedagógicos do currículo oficial

3. Sinergia escola – comunidade: podem ser uma ponte eficaz entre a escola e a vida da criança fora da escola.

Há diversas formas de incluir as AVDs na grade curricular, como parte da grade disciplinar comum ou como conteúdo à parte. Veja alguns exemplos da Proposta Pedagógica Labor:

Oficinas

Cuidados Pessoais

• higiene e saúde (cuidados práticos com a saúde, primeiros socorros);

• alimentação (culinária simples, cuidados com alimentos, nutrição);

• vestuário (costurar, lavar, passar, guardar).

O Ambiente Próximo

• educação para a mobilidade, para o trânsito;

• eletricidade (primeiras noções, montagens simples, consertos e cuidados);

• marcenaria (primeiras noções, montagens simples, pequenos

Artes e Artesanatos

• música (instrumental, banda, coral); dança; artes gráficas; cerâmica; tecelagem, etc.

Vida na Sociedade Moderna

• Ler e interpretar rótulos, bulas, instruções contas;

• Documentos: importância, como tirar e conservar (certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho etc.);

• Serviços ao cidadão: como contatar e/ou usar (bombeiros, postos de saúde, defesa do consumidor, prefeitura, subprefeitura etc.);

• Responsabilidades do cidadão (impostos, voto, participação social).

Como planejar a inserção de AVDs no currículo formal?

É possível que em diversos momentos você já faça isso, mesmo sem perceber. No processo de alfabetização, por exemplo, os alunos são incentivados a ler placas, cartazes, avisos e rótulos de embalagens. São pequenas Atividades da Vida Diária compreendidas junto com o ler e escrever.

Inserir as AVDs na rotina de aprendizagem é uma iniciativa que pode – e deve! – ser estendida a todas as áreas do conhecimento.

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